Com a presença de filhos, netos, bisnetos e até tataranetos, a dona de casa Lídia Gonçalves completou no último sábado (06), um século de vida na Aldeia Bananal.
O parabéns que foi cantado a sombra de árvores da casa da bisneta Naiara Gonçalves, com quem dona Lídia mora atualmente, contou com a presença do prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), e da primeira-dama Selma.
Forte e esbanjando alegria, mesmo com 100 anos de idade, dona Lídia ainda ajuda a bisneta nas tarefas de casa. “Ela ajuda na louça, a limpar casa e a varrer o quintal”, comenta Naiara.
Criada pela bisavó desde a infância, ela lembra que sua educação foi marcada por valores terena. “Ela sempre me incentivou a estudar, preservar a nossa língua e a nunca desistir dos sonhos. Até hoje, ela pede pra eu incentivar os meus filhos para não perderem oportunidades”, diz.
Questionada sobre o segredo que a mantém forte e saudável aos 100 anos de idade, a anciã diz que o segredo está na alimentação. “Antigamente não tínhamos comida industrializada como hoje. Até os remédios eram todos naturais, a base de ervas do mato”, revela.
Considerada uma das fundadoras da Aldeia Bananal, dona Lídia Gonçalves teve 8 filhos (3 já faleceram), e mais de 40 netos. Ela convive com os tataranetos Maísa Gonçalves Fialho, Célio Filho, Carla Maiara Gonçalves Fialho e Tomaz Lutero Simão Gonçalves Fialho, a bisneta Naiara e o esposo da bisneta Célio Fialho.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta segunda-feira, véspera de feriado de Sete de Setembro, tempo parcialmente nublado a nublado com névoa úmida e possibilidade de chuva fraca no sul e sudeste do Estado. Demais áreas, nublado com períodos de parcialmente nublado. Temperatura em elevação, com mínima de 10 graus e máxima de 34 graus.
Todos os direitos reservados. Agência Multimídia Assessoria de Comunicação e Marketing.