Ir para a página principal
Quinta-feira, 9 de setembro de 2010  Editor Responsável: Josemil Arruda Telefones: (67) 3213-5436
Fale Conosco
Enquete
Corrupção flagrada em Dourados é comum nas prefeituras de MS?
Sim
Não
Não sei

 
 
 
PARCEIROS
Marco Eusébio
DouradosNews.com.br

AquidauanaNews.com
Capitanbado.com
Ostenews.com.br
© 2010
MS Notícias
 

Carnaval 2010 gera quase 3 mil empregos diretos em Corumbá

Levantamento realizado pela Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal de Corumbá mostra a importância do carnaval para a economia do município e de Mato Grosso do Sul. Do início do ano até o último dia de festa, o evento está gerando quase 3 mil empregos diretos na cidade. Em 2008 e 2009, só a Prefeitura Municipal e as prestadoras de serviços, como de segurança e os montadores, geraram 400 novos postos neste período. Os hotéis, que já estão trabalhando perto da capacidade máxima, contratam, em média, mais 14 pessoas para os dias de folia.


Mas a maior quantidade de mão de obra é empregada nos barracões dos cordões, blocos e escolas de samba. Os 11 blocos oficiais e os vários independentes que agitam o Carnaval de Corumbá empregaram, segundo a pesquisa, 1 mil funcionários nos últimos dois anos. As oito escolas de samba da cidade absorveram pelo menos mais 700 profissionais. Como os cordões são tradicionalmente formados por integrantes da mesma família, geram menos vagas. Em média, são cerca de 70 novas frentes de trabalho por ano.




A grande movimentação de turistas que procuram um dos melhores carnavais do Centro-Oeste brasileiro também aquece o setor de serviços. Nos restaurantes, pelo menos 15 novas vagas foram geradas em 2009. Na passarela pantaneira do samba, as barracas empregam, no mínimo, 270 pessoas. Já o número de vendedores ambulantes chega a 400.




“Estes números demonstram a grandeza do Carnaval de Corumbá. Além de fazer parte da cultura, da alegria e do orgulho de ser corumbaense, a festa gera emprego, renda e movimenta o comércio da região, aumentando inclusive a arrecadação do Estado”, afirmou secretário executivo de Relações Institucionais e diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Carlos Porto. “É por isso que a prefeitura investe neste evento e trabalha para que, a cada ano, o carnaval seja ainda melhor, mais bonito e mais atrativo aos turistas”, completou.




Apenas a prefeitura é responsável por quase 90% do investimento feito na realização do evento, que neste ano está orçado em R$ 2 milhões. Os outros pouco mais de 10%, ou R$ 230 mil, foram repassados pelo governo estadual. “Entendemos que o governo precisa atender outros municípios, mas só Corumbá tem o perfil de agregar valor econômico ao carnaval dentro do setor turístico do Estado, elevando a arrecadação de impostos. Por isso esperamos um apoio maior por parte do governador (André Puccinelli)”, concluiu Porto.

08/02/2010 - 18:40
Permitida a reprodução desde que citada a fonte.
  voltar enviar por email imprimir
 
 »DESTAQUES
FURACÃO NA CÂMARA
TV flagra sapatada em vereador de Dourados: VEJA O VÍDEO

FALTA DE HIGIENE
Decon, Iagro e SFA fecham abatedouro clandestino na Capital

POPULAÇÃO REVOLTADA
Sapatada e tumulto suspendem sessão da Câmara de Dourados

BRIGA ABERTA
Copa Caixa Stock Car: CG definirá os pilotos da Super Final

FOI SEPARAR A BRIGA E...
Quati ataca e manda mulher para o hospital em Naviraí

Destaques anteriores

Previsão do tempo
09/09/2010
Mínima: 13
Máxima: 36
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para esta quinta-feira tempo parcialmente nublado a claro com névoa seca e baixa umidade do ar à tarde em Mato Grosso do Sul. Temperatura em elevação, com mínima de 13 graus e máxima de 36 graus.
Todos os direitos reservados. Agência Multimídia Assessoria de Comunicação e Marketing.