28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC
GOV - DENGUE

No Ar com Igor Matheus

Alegria e reflexão fazem funcionários transformar Páscoa de crianças em escola da Capital

Alegria e reflexão fazem funcionários transformar Páscoa de crianças em escola da Capital

Na Páscoa o momento é de grande reflexão pela ressureição de Jesus Cristo e por outros simbolismos, como o coelho e os ovos de chocolate.

Amor e alegria, foram os ingredientes que motivaram funcionários a fazerem da Páscoa, um momento especial para os alunos da Escola Estadual Hilda de Souza Ferreira, no Bairro Coophatrabalho, zona oeste de Campo Grande, na última quarta-feira (28).

Com recursos totalmente próprios, a equipe uniu as forças e um grupo de voluntários da escola, trajados de famosos personagens animados, entre eles, o protagonista da vez, o coelho da Páscoa, percorreram as salas de aula, levando lembrancinhas e sorteando um ovo de chocolate as crianças. O entusiasmo era visível a cada momento em que os personagens interagiam e o coelhão ia passando pelas mesas, deixando uma doce recordação no coração de cada um. 

Após isso, as crianças foram levadas para o pátio, tendo a espera, um delicioso e farto lanche coletivo, seguido de um momento de reflexão e manifestações artísticas, fazendo desta ocasião, um grande compartilhamento de carinho e fraternidade

 

Para o diretor da escola, Márcio Beretta Cossato, a importância deste evento, realizado há seis anos, está no valor da celebração e na interação entre todos.

"Essa atividade desenvolvemos na escola há seis anos. E em cada ano, procuramos aprimorar, inovar para saírmos do trivial. Cada vez, nós fazemos uma atividade diferente, para que eles possam fazer desse momento, um momento de interação. Na páscoa, procuramos ressaltar o verdadeiro sentido, por que sabem que há os símbolos, o coelho, o chocolate, porém antes de fazermos a partilha do lanche, dos chocolates, as professoras fazem o trabalho de explicar o verdadeiro sentido da páscoa, para que nesses dias que antecedem, também façam uma reflexão, e levem pra casa, essa mensagem transmitida pela escola, que o verdadeiro sentido desta data é o amor, o afeto e o carinho com o próximo, e o respeito acima de tudo", explica.

Márcio salienta o quão positivo é a devolutiva das crianças em relação a comemoração e o bem coletivo que a atitude produz. 

"Pra escola isso é muito gratificante, pois temos, o aluno, a sala de aula, mas quando fazemos a inserção de uma outra atividade, cultural, dinâmica, é totalmente diferente e a gente vê nos olhos, o brilho e a alegria de compartilhar e fazer parte daquele momento, isso nos enriquece, nos motiva, a fazer cada vez mais por eles, pois sabemos que há essa necessidade. É preciso outras atividades que venham a enriquecer o curriculo deste aluno, para que o aluno perceba que a escola está com ele e por ele", realça.

Por fim, o diretor frisa o quão proveitosa é esta realização no âmbito pessoal e social. 

"Essa ação coletiva é o amor pela escola, pelo aluno. Quando os profissionais vestem a camisa da escola, eles vestem a do aluno. Então, esta ação que desenvolvemos na Páscoa, é uma ação simples, porém, com a a ajuda de todos, conseguimos tornar a vida de todos mais felizes, pois ele vai pra casa, vai transmitir a mensagem a família, levando assim uma mensagem de amor, que ele consiga perceber no olhar do professor, o carinho com ele. Isso que nos motiva, nos alegra, e que o aluno sinta-se acolhido pela escola."

Vestida como o coelho da Páscoa e fazendo muito sucesso entre as crianças, a inspetora de alunos, Silvia Cerqueira, acentua a relevância desta iniciativa para o ambiente escolar.

"Foi de grande valia. Penso que muitas das crianças não tenham a possibilidade de encontrar, não só o espírito da páscoa, como a oportunidade de ter contato com alegria e confraternização, entenderem o sentido de compartilhar com os demais colegas e divertirem-se. Foi um ato simbólico. Fizemos um ovo de páscoa pra cada sala, sendo doado e feito sorteio, e eles adoraram, os olhos brilharam, estavam realmente felizes por este momento. A escola é isso. Uma segunda família, que tem de abraçar, de cuidar das crianças como se fossem seus próprios filhos e atender a todos, mesmo com todas as dificuldades que passamos, a escola por conta própria realizou esse projeto, e tivemos grande exito", afirma.

Silvia ressalta como fundamental a manutenção e preservação de bons valores na formação pessoal e social dos alunos.

"É essencial as crianças, jovens e adolescentes não perderem eses valores, pois uma vez perdidos, não consegue-se resgatar da mesma forma. Então, temos de dar enfase em datas comemorativas, porque o carinho que nos é recebido é maior ao que damos, fazendo-os resgatar o que foi adormecido, o que talvez não seja passado em casa e isso fica na memória, pois a memória da criança é algo em construção, e tudo de bom que pudermos acrescentar, é sempre bem vindo. Passar bons valores de família, companheirismo, amizade, não somente educação intelectual, é fundamental para a educação pessoal e cidadã", considera.

Motivados pelo amor ao próximo, exemplos como os realizados na Escola Estadual Hilda de Souza Ferreira, sejam mantidos e constantemente amplificados, pois a construção do bem impacta hoje e acentua-se amanhã.

 Por hoje é só!

“Um fraterno abraço e com fé, trabalho e esperança, tudo se alcança”. 

Igor Matheus – ator, jornalista e radialista.

Novo PAC injeta R$ 160 milhões na educação sul-mato-grossense
GOVERNO LULA
há 14 horas

Novo PAC injeta R$ 160 milhões na educação sul-mato-grossense

Gerson Claro critica promessa populista para sanar déficit da previdência em MS
ECONOMIA
há 16 horas

Gerson Claro critica promessa populista para sanar déficit da previdência em MS

Preso por mandar matar Marielle, Chiquinho Brazão é transferido para Campo Grande
'PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA'
há 18 horas

Preso por mandar matar Marielle, Chiquinho Brazão é transferido para Campo Grande

Com Marçal e Barbosinha na mesma trincheira, PSDB e PSD formam dupla improvável sucessão douradense
CIRANDAS SUCESSÓRIAS
há 22 horas

Com Marçal e Barbosinha na mesma trincheira, PSDB e PSD formam dupla improvável sucessão douradense

DOF recupera caminhão com carga milionária de cigarros contrabandeados
DEPARTAMENTO DE OPERAÇÕES DE FRONTEIRA
há 22 horas

DOF recupera caminhão com carga milionária de cigarros contrabandeados

Fazenda propõe reduzir juros da dívida dos estados em troca de mais alunos no ensino técnico
"JUROS POR EDUCAÇÃO"
há 22 horas

Fazenda propõe reduzir juros da dívida dos estados em troca de mais alunos no ensino técnico