Prefeitura julho
quarta, 18 de julho de 2018

No Ar com Igor Matheus

Realidade de mulheres da periferia é tema de livro na Capital

Por: Igor Matheus 12/07/2017 às 16:23
ComentarCompartilhar

A prática na Política Pública da Assistência Social com as mulheres de dois territórios da periferia de Campo Grande é tema do livro: “Mulher – Demandatária da Proteção Social Básica”, de autoria da Assistente Social Mestra Daniela de Cássia Duarte.

O trabalho realizado em grupos socioeducativos e de prevenção à violência no Jardim Canguru e Moreninha ll, despertou a autora ao ver a mulher que sofre as consequências da perda ou prisão do marido, envolvimento do filho com as drogas e tantas outras situações que a colocam como linha de frente das famílias.

Diante desta realidade, Daniela retrata em sua obra, o depoimento das mulheres nos referidos bairros, em relação à sua participação deste trabalho.

Os relatos se passam no período entre 2004 e 2009 quando a autora atuava no CRAS Dr. Fauze Duailibi Amizo e, posteriormente, no CRAS Profª Alair Barbosa de Rezende. “Iniciei o trabalho com grupos na implantação do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família e no decorrer do tempo, percebi que as famílias, em sua maioria, eram chefiadas por mulheres”. Os homens, filhos e maridos, eram usuários de drogas, presidiários ou foram assassinados em decorrência da violência envolvendo esses fatores”, relatou.

Daniela informa que o livro é dedicado aos adolescentes que foram assassinados neste período. “Perdemos muitos adolescentes por causa da violência urbana, briga entre gangues”, lamentou.

As ações para estabelecer a Cultura da Paz e empoderamento da mulher foram realizadas à época, a partir de então, Daniela iniciou as ações preventivas voluntárias em outros espaços sociocupacionais e tornou-se militante da Infância e Juventude, inclinando pesquisas e estudos em violência sexual de crianças e adolescentes.

A autora

Graduada em Serviço Social no ano de 1995 (UCDB); Daniela de Cássia Duarte é Especialista em Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente pela UEPG – Universidade Estadual de Ponta Grossa; Especialista em Metodologias e Gestão (UNIDERP); Mestre em Ciências da Educação – UTCD/Assunção-PY; atuou no PAIF – Programa de Atenção Integral à Família/SAS/PMCG (CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – Jd. Canguru e CRAS Moreninha II) de 2004 a 2009; em 2009 convidada para atuar na Coordenação do Programa Vale Renda/SETAS/Governo do Estado de MS na Região Anhanduizinho I, atendendo 2.400 famílias inseridas em reuniões socioeducativas.

Em Julho/2010 convocada pela Prefeitura Municipal de Campo Grande para assumir o concurso público, lotada na SAS – Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania, atuando na Proteção Social Especial de Alta Complexidade (Acolhimento Institucional) e Média Complexidade (CREAS Sul); Supervisora de Estágio de Campo em Serviço Social, há 20 anos colaborando com a formação de novos profissionais da área; compôs bancas de TCC; foi Conselheira do CRESS 21ª Região/MS por 02 Gestões, foi Vice-presidente do CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social representando o CRESS/MS; Presidente Fundadora da Associação Movimento Mãe Águia de Combate à Violência Sexual Cometida Contra Crianças e Adolescentes, em 2013; atualmente atua na UBSF Mário Covas/SESAU/PMCG.

Lançamento

Com atrações musicais, o livro será lançado nesta quinta (7), às 19h, na Chácara Manancial das Águas, no Chácara dos Poderes, em Campo Grande/MS.

Prestigiem esta grande obra!!

 

Deixe seu Comentário

TV MS

09 de julho de 2018
O difícil resgate dos meninos presos em caverna na Tailândia

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 3305.4739
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma