matricula gov
Sábado, 18 de Novembro de 2017

CNBB

Star Wars a Saga Jedi

Por: Colunistas 18/11/2017 às 18:22
ComentarCompartilhar

Star Wars (no Brasil, Guerra nas Estrelas e em Portugal, Guerra das Estrelas) é o título de uma franquia de ópera espacial estadunidense criada pelo cineasta George Lucas. 

A série teve início com o simples título Star Wars, criado e dirigido por George Lucas, lançado em 25 de maio de 1977. Na época da sua estreia foi a maior bilheteria de todos os tempos, arrecadando US$ 775.398.007 milhões de dólares e ganhando sete prêmios no Óscar.

Fox desacreditou num filme que falava sobre o espaço - na época uma loucura -, permitiu que George Lucas tivesse todos os direitos do filme. Devido o sucesso garantiu a ele dinheiro suficiente para abrir sua empresa cinematográfica: Lucasfilm. O sucesso foi tão grande, que o filme foi transformado em uma franquia e ganhou produtos derivados. Em 1978, Star Wars teve um especial de Natal para TV, o The Star Wars Holiday Special exibido pela CBS, sendo notório por ter uma grande recepção negativa e nunca ter sido exibido novamente na televisão ou lançado em DVD. George Lucas não teve envolvimento significativo na produção e demonstrou decepção com o resultado final.

A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme da série foi lançado apenas com o título Star Wars[1] em 25 de maio de 1977, e se tornou um sucesso inesperado e fenômeno mundial de cultura popular.

Star Wars foi responsável pelo início da "era dos blockbusters": Super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram franquias com brinquedos, jogos, livros etc. Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força e o Imperador.

Depois de 16 anos sem filmes novos no cinema, uma nova trilogia conhecida como trilogia de prequela começou em 1999 com Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma. Esta trilogia volta no tempo para contar como Anakin Skywalker se transformou em Darth Vader e acompanha a queda da Ordem Jedi e da República Galáctica que é substituída pelo Império. Mais uma vez foi lançada em intervalos de três anos, com o último filme sendo lançado em 2005. As reações à trilogia original foram extremamente positivas, enquanto a trilogia de prequela recebeu reações mistas tanto do público geral quanto de críticos especializados. Mesmo assim, todos os seis filmes foram bem sucedidos nas bilheterias e receberam indicações ou ganharam prêmios no Óscar.

Deixe seu Comentário

TV MS

08 de Novembro de 2017
Cidadão de Paranaíba diz que Prefeitura quer construir aterro irregular

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 3305.4739
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma