23 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Abate de bovino tem retração de 8,86% em janeiro no Estado

No primeiro mês deste ano estado abateu 318 mil cabeças. Desse total, 171 mil animais eram machos e 147 mil fêmeas.

A- A+

O abate de bovinos em Mato grosso do Sul teve uma queda, em janeiro, de 8,86% nos frigoríficos do Estado, em comparação ao mesmo período do ano passado. A queda foi de 349 mil cabeças para 318 mil. O levantamento foi realizado pela Famasul, com base em dados do  Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Superintendência Federal de Agricultura.

De acordo com os dados, foram abatidos nos frigoríficos no primeiro mês deste ano 53,77%, o que representa 171 mil animais machos e 46,22% que são 147 mil fêmeas.

De acordo com informativo Casa Rural, é destacado que no mercado interno os preços da arroba do boi e da vaca apresentaram discretas desvalorizações entre 5 de janeiro e 10 de fevereiro, com a arroba do boi sendo cotada ao fim desse período a R$ 136,57, queda de 0,27% e a da vaca a R$ 127,54, retração de 0,54%.

Ainda conforme o informativo, em janeiro a tendência é explicada pela leve retração da demanda, ocasionada pelas novas medidas econômicas e também pela redução já tradicional do consumo que ocorre no início do ano.

Também é considerado aspecto, a desvalorização, que mesmo com informações de oferta satisfatória para cobrir a escala média de 7 dias, foi amenizada pelos produtores que tentaram resistir as pressões dos frigoríficos para manter os preços nos patamares elevados.

Neste contexto, o informativo aponta que o mês de fevereiro começou com relatos de oferta restrita de animais para o abate, principalmente fêmeas, e que esse fato contribuiu para que a tendência durante este período continue de equilíbrio entre oferta e demanda.