19 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Caravana Embrapa acontece esta semana e oferece curos gratuitos

A- A+

Nessa terça-feira (1) será realizada a Caravana Embrapa em Chapadão do Sul - distante 337 quilômetros de Campo Grande, e no dia 3 o evento será realizado em Dourados - distante 228 quilômetros de Campo Grande. 

Esta é a segunda fase da Caravana, que este ano vai discutir temas relacionados à pragas em geral. Em Mato Grosso do Sul, a coordenação do evento é da Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados.

Durante evento, será realizado curso gratuito, em ambos os municípios, com carga horária de 8 horas dividido em quatro módulos para técnicos da assistência técnica e extensão rural, com vagas limitadas. O pesquisador Crébio Ávila será um dos instrutores do curso. Outros nomes estão sendo definidos.

O objetivo dessa segunda fase, que já rodou diversos estados brasileiros, é dar continuidade as ações de capacitação iniciadas na primeira fase, atender demandas identificadas na primeira fase da Caravana, reforçar a necessidade de abordagem sistêmica e visão de paisagem agrícola no manejo das culturas; resgatar os princípios do manejo integrado de pragas nos sistemas de produção; e contribuir para a sustentabilidade da produção agrícola e a segurança alimentar.

Para isso será realizado um curso de tomada de decisão no Manejo Integrado de Pragas (MIP). O que se espera é que depois do curso, os participantes consigam realizar o manejo integrado de pragas de áreas de produção com visão de paisagem agrícola; executar adequadamente o monitoramento de pragas em áreas de produção; reconhecer as principais pragas e seus agentes de controle biológico; e tomar decisões conforme os princípios do Manejo Integrado de Pragas.

Módulos do curso

Módulo 01 - Palestra sobre Manejo Integrado de pragas com foco no agroecossistema

Módulo 02 - Práticas de monitoramento de insetos
Módulo 03 - Identificação de insetos
Módulo 04 - Debate e exercício sobre a tomada de decisão no MIP