28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Prevenção

Mapa desenvolve pesquisa que identifica riscos agropecuários ao país

A- A+

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou um mapeamento dos riscos à  agropecuária no Brasil. De acordo com o levantamento, o diagnóstico permite identificar carências e oportunidades com objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento de programas e políticas públicas. O país tem prejuízo anual de cerca de R$ 11 bilhões devido à ocorrência de riscos extremos. O valor poderá ser reduzido com a adoção de medidas para enfrentar tais situações, de acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  
O mapeamento foi desenvolvido pelo Mapa em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco Mundial, e envolveu cerca de 5 mil representantes da agropecuária e foi apresentado durante reunião na sede do ministério no final do mês de agosto, (31). 

Direcionamento
O trabalho foi focado nas áreas de produção, mercado e ambiente de negócios e seus respectivos impactos econômicos “dentro da porteira”. Esses três eixos foram subdivididos em oito tópicos temáticos: eventos climáticos extremos e incêndios; sanidade animal; sanidade vegetal; gestão da produção e dos recursos naturais; crédito e comercialização; comércio internacional; logística e infraestrutura; e grupos de interesse, marco regulatório, políticas e instituições.

O estudo também contou com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Sociedade Rural Brasileira (SRB), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), do Banco do Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).