29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Boa e barata

Nova variedade de batata, mais resistente a doenças, chega ao mercado no 2º semestre de 2016

A- A+

Após 11 anos de pesquisas e desenvolvimento, a nova modalidade de batata, BRS Camila, resultado de um trabalho do Programa de Melhoramento Genético da Batata da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), será apresentada nacionalmente no próximo dia 05 de março, durante um Dia de Campo, em Palmas, sul do Paraná.

O evento acontecerá às 10h30, na propriedade do Grupo Schebeski, próximo ao parque eólico de Palmas, no Km 97 da PRC-280. Durante evento, será servido um almoço de degustação no restaurante Casa do Turista, com diferentes receitas como nova matéria-prima.

O município de Palmas apresentou as melhores características de solo e de clima para o desenvolvimento da BRS Camila. O Grupo Schebeski, avalia a área mais significativa com quatro unidades produtivas, com cerca de 500m² cada. A nova batata ainda está em fase de testes, mas já chama atenção dos produtores pela beleza e pelo formato.


De acordo com a Embrapa, uma das principais características da BRS Camila é a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras. Com essa resistência, a nova variedade garante maior número de multiplicações da semente, tornando-se mais barata e de melhor qualidade. Também apresenta moderada suscetibilidade à requeima e à pinta-preta – características que podem ser vistas como positivas, considerando-se que outras cultivares, em geral, são suscetíveis a essas doenças.

Seus exemplares são ovalados, com olhos rasos, polpa amarela clara, e pele amarela e lisa. Apresenta ainda período de dormência e ciclo vegetativo médios. Além disso, tem vida de prateleira mais longa, tanto no mercado como no armazenamento das sementes. A nova cultivar é indicada para plantio na região Sul do país e nas épocas mais frias das demais regiões produtoras.

Estima-se que o rendimento comercial da BRS Camila possa ser até 20% superior à principal concorrente no mercado hoje. POr ser versátil, é nova batata pode ser preparada tanto assada quanto cozida, em função do seu teor de matéria seca.

Abatata apresentou sabor diferenciado e, por isso, também é indicada à alta gastronomia. A expectativa é que a BRS Camila esteja nas prateleiras no primeiro semestre de 2016.