29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Pesquisa aponta que Brasil deverá continua como o quarto exportador de carne suína

A- A+

Estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que o país deverá produzir aproximadamente 37 milhões de cabeças de suínos na safra 2014/15. Segundo o órgão, hoje, o Brasil é o quarto produtor e exportador mundial de carne suína. A previsão da Confederação é de que o país mantenha-se na posição até 2018, com produção média anual de 2,84% e exportação de 4,91%.

Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, a China é o maior produtor de carne suína do mundo, com participação de 51% no mercado. Em seguida vem a União Europeia com 20%, os Estados Unidos com 10% e o Brasil com 3%.

Levantamento feito pela CNA, também mostraram que no mês de junho, as exportações da carne suína brasileira aumentaram, foram 47,34 mil toneladas, sendo o maior volume registrado em 2015. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), mesmo com a diminuição da receita em reais, 1,1% este mês, o acumulado de janeiro a junho, apresentou  faturamento de 2,5%, totalizando R$ 1,653 bilhão.

Conforme a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), desde 1991 que não há registro da Peste Suína Clássica no Estado, sendo um dos primeiros a ser reconhecido como área livre da doença no âmbito nacional.