25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Produção de milho cresce 15% em Mato Grosso do Sul

A- A+

Na última quinta-feira (25) aconteceu o lançamento da colheita milho safrinha 2014-2015 em Mato Grosso do Sul. Durante o evento, os produtores destacaram o aumento de 15% da colheita de milho no Estado, índice superior à média nacional.

De acordo com dados da Aprosoja/MS, nos últimos cinco anos, a produção do grão no Estado aumentou 130%, saltando de 3,6 milhões de toneladas por safra para 8,3 milhões de toneladas. Em uma área de 1,65 milhão de hectares, o produtor de milho sul-mato-grossense conseguiu colher cerca de 83,8 sacas.

Além do aumento da produção houve também, nos últimos cinco anos, ampliação da área cultivada. Segundo dados do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio, em 2010 o plantio do grão ocupava área de 0,89 milhão de hectares.Já em 2015, a área de cultivo é de 1,65 milhão de hectares, ou seja, houve crescimento de 86%.

Outro fator de destaque que tem colaborado para crescimento da produção é uso de inovações tecnológicas aliadas a características individuais do milho. “Há três anos, os produtores sul-mato-grossenses têm feito a semeadura do milho mais cedo e com isso, garantem boas chuvas e reduzem o risco de geada nas lavouras. Característica particular do grão que possui variedades cada vez mais resistentes a pragas e com alto desempenho de produtividade”, explica o analista técnico da Aprosoja/MS, Leonardo Carlotto.