25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Proposta que institui Prêmio Mérito Agropecuário deve ser votada no Senado

A- A+

Está em tramitação no Senado Federal a proposta que institui o Prêmio Senador Pinheiro do Mérito Agropecuário. Se aprovado, o projeto pretende estimular ações voltadas ao progresso do agronegócio brasileiro.

A matéria tem autoria do senador José Medeiros (PPS-MT) e demais parlamentares, e tramita no Senado em caráter terminativo na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, a qual concedeu relatório favorável da senadora Simone Tebet (PMDB).

A comenda deverá ser concedida anualmente a pessoas físicas ou jurídicas brasileiras que se destacam pela prestação de relevantes serviços em favor do desenvolvimento da agricultura e da pecuária.

Pela proposta são serviços considerados relevantes ao agronegócio iniciativas de cunho industrial, comercial ou tecnológico que comprovadamente promovam o crescimento da atividade agropecuária, em âmbito nacional ou internacional. De acordo com a matéria, que ainda irá a votação,  haverá uma comissão para cuidar do prêmio, constituída por representantes da Presidência da República, do Senado, da Câmara dos Deputados e de entidades da sociedade civil.

Homenagem

Segundo o autor do projeto, o nome do prêmio  homenageia Jonas Pinheiro, um dos pioneiros da extensão rural no Brasil.  Nascido em Santo Antônio do Leverger (MT), Jonas Pinheiro era formado em Medicina Veterinária. Foi deputado federal e senador por vários mandatos e pautou sua trajetória pública pela “defesa da qualidade de vida do homem do campo”. Pinheiro morreu em 2008, de falência múltipla de órgãos.