16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

Rally da Pecuária chega ao Mato Grosso do Sul

Técnicos da Equipe 2 vão a campo nas regiões de Campo Grande, Aquidauana e Dourados e realizam dois eventos gratuitos para pecuaristas

A- A+

O Rally da Pecuária 2015, principal levantamento técnico privado sobre as condições da bovinocultura no País, chega ao Mato Grosso do Sul, hoje, dia 04. Nesta etapa, a Equipe 2 fará amostras e entrevistas com pecuaristas entre os municípios de Campo Grande, Aquidauana e Dourados. Hoje, os produtores da região Campo Grande contarão com evento regional gratuito, com apoio local da FAMASUL, para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária. Na quinta-feira, dia 7, outro evento em parceria com a Sociedade Rural Brasileira acontece em Dourados.

O objetivo do projeto é realizar uma avaliação completa, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Ao todo, seis equipes técnicas avaliarão a quantidade de animais confinada em 2014, a intenção de confinamento para este ano, índices zootécnicos, a oferta de animais de reposição, gado para abate e as condições das pastagens, fazendo amostras e avaliações aleatórias de mais de 500 pastos diferentes.

Segundo projeção pré-Rally da Pecuária 2015 feita pela Agroconsult, organizadora do projeto em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), pecuaristas brasileiros deverão terminar 5 milhões de cabeças em confinamento em 2015, o que representa um acréscimo de 400 mil cabeças em relação ao ano passado. “A oferta total de animais abatidos no Brasil vai aumentar, mas ainda assim será inferior à demanda”, afirma Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally.

Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, técnicos conduzirão entrevistas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais.

No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 encontros, sendo 8 eventos regionais para discussão de tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, e 5 eventos no formato do Circuito Rural, que acontecerão sempre entre 13h30 e 19h. Além das tendências de mercado, o Circuito Rural discutirá com os pecuaristas temas como: “21 arrobas em 24 meses: conheça o boi 7-7-7”; controle de invasoras e pastagens de alto desempenho; correção, fertilização e garantia da longevidade das pastagens; crédito, financiamento e linha ABC para a pecuária; a sucessão familiar no contexto da modernização contínua da gestão na fazenda; custos, resultados e tendências da aplicação de tecnologia na pecuária.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Evento:

Campo Grande/MS

Data: 2ª feira, 04 de maio, às 19h

Local: FAMASUL - Rua Marcino dos Santos, nº 401 - Cachoeira II

Dourados/MS

Data: 5ª feira, 07 de maio, às 14h

Local: Sindicato Rural de Dourados - Rua Valério Fabiano, 100 – Jardim Alhambra

 

EQUIPE 2 - ROTEIRO

DATA               MUNICÍPIO/UF                       OBSERVAÇÃO

04/mai seg       Campo Grande MS                 Concentração da Equipe / EVENTO

05/mai ter         Aquidauana      MS                 Pernoite

06/mai qua       Dourados         MS                 Pernoite

07/mai qui        Dourados         MS                 EVENTO Circuito Rural

08/mai sex        Presidente Prudente SP          Dispersão da equipe 2 / EVENTO