19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Como escolher o aquecedor correto para sua casa

A- A+

Os meses mais frios do ano estão chegando e os termômetros estão caindo a cada dia. Por

mais que o Brasil seja considerado um país tropical, em algumas regiões o frio pode ser muito intenso, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Como nossa arquitetura geralmente não prioriza sistemas de calefação (como em países que enfrentam invernos rigorosos), o ar gelado pode ser intenso mesmo dentro de casa. Por isso, um sistema de aquecimento será necessário para tornar o ambiente mais aconchegante para a família. Veja como escolher o aquecedor ideal e garanta o conforto térmico na sua casa.

Tipos de aquecedores

Apesar de todos os aquecedores exercerem a mesma função, cada um funciona de maneira distinta e oferece diferentes benefícios para o consumidor. Veja os principais modelos e acerte na escolha para sua casa.

Aquecedor elétrico

É um dos modelos mais baratos do mercado, mas em contrapartida tem um consumo de energia elétrica elevado. O calor é gerado a partir de uma resistência, que geralmente fica à mostra. Seu aquecimento é rápido, mas o calor fica concentrado próximo ao aparelho. Por isso, ele é indicado para espaços reduzidos.

Ar-condicionado com função quente

Além de ser um aparelho 2 em 1, que pode ser utilizado durante todo o ano, o ar condicionado com função reversa (frio/quente) dissipa melhor o calor em espaços maiores,  facilitando a ambientação homogênea em cômodos grandes. Outra vantagem é que será necessário instalar apenas um aparelho que exerce as duas funções. Veja alguns exemplos desse tipo de aparelho aqui.

Aquecedor a óleo

Indicado para espaços pequenos, o aparelho funciona aquecendo o óleo de seu sistema e emitindo calor ao ambiente. Ele é mais econômico do que o modelo elétrico, mas demora mais para aquecer o ambiente e estabilizar a temperatura.

Aquecedores à água

Categoria de aquecedores indicados para serem incorporados no projeto da casa. Aquece espaços amplos, pois os aparelhos são instalados no sistema de calefação e necessitam de lenha, óleo ou gás para aquecer a água que será distribuída pelo sistema. É indicado apenas para ambientes com boa ventilação.

Aquecedores cerâmicos

São bem parecidos com os tradicionais aparelhos de ar condicionado, mas só emitem ar quente. Esquentam o ambiente bem depressa, pois a cerâmica é capaz de absorver o calor gerado pelo aparelho em vez de simplesmente dissipá-lo no ar. Existem modelos que podem ser instalados na parede ou são portáteis. Esses modelos são mais econômicos do que os aquecedores elétricos, mas também são mais barulhentos.

Alternativa: as lareiras

Existem modelos de lareiras portáteis e pequenas, sem a necessidade de instalação nas paredes. Geralmente, elas apresentam aquecimento elétrico, a gás ou a carvão mineral. As lareiras à lenha tradicionais são muito charmosas, mas demandam muito cuidado com a limpeza, já que a fumaça e a fuligem podem trazer riscos à saúde.

Cuidados que valem para todos os aquecedores

- Leia atentamente o manual antes de utilizar o aparelho e respeite todas as instruções de 

instalação e uso. Não coloque sua família em risco;

- Prefira sempre os modelos equipados com termostato para verificar a temperatura ideal;

- Mantenha o aparelho e os filtros sempre limpos, de acordo com as recomendações do 

fabricante;

- Fique atento à umidade do ar. Como é normal que os aquecedores deixem o ambiente 

mais seco, se necessário, utilize um umidificador de ar ou uma bacia de água;

- Não deixe o aparelho próximo a cortinas, móveis e tecidos;

- Faça revisões periódicas no aquecedor;

 - Se o aparelho apresentar qualquer problema, chame a assistência técnica especializada. 

Não tente consertar por conta própria, pois sempre há o risco de ocorrer um curto-circuito;

- Nunca deixe o aparelho ligado em um cômodo vazio, principalmente se há crianças e 

animais de estimação em outros espaços da casa. Evite acidentes e incêndios;

- Mantenha sempre o ambiente arejado.