23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Cuidados antes, durante e depois da escova progressiva

A- A+

Desde o advento da escova progressiva, muitas mulheres, e também os homens, puderam desfrutar de um cabelo mais prático para quem sempre quis adotar fios mais lisos.

Além de deixar o cabelo alinhado, o tratamento reduz o volume e atribui brilho às madeixas. No entanto, por mais eficiente que seja a escova progressiva, o recurso para ter os cabelos lisos também submete os fios a um processo químico que requer cuidados. Veja como obter os melhores resultados com a escova progressiva, independentemente do seu tipo de cabelo, tomando alguns cuidados básicos, como o uso de produtos como esses.

Antes

Apesar da aparência incrível que o tratamento proporciona, ele age mais como uma ‘maquiagem’ nos cabelos. Seus componentes atuam superficialmente e não reconstroem a estrutura dos fios. Por isso, faça algumas hidratações intensas nos cabelos antes da progressiva. Isso vai deixar a estrutura capilar mais preparada e saudável para receber os ativos da escova, deixando os fios com uma aparência mais leve e natural.

Durante

Antes de iniciar a aplicação e todo o procedimento necessário para obter cabelos mais lisos, verifique a procedência do produto e a habilidade do cabeleireiro que fará a escova. Peça para checar a formulação do produto, seu fabricante e data de validade. Não se esqueça de fazer teste alérgico prévio, também conhecido como teste de mecha, principalmente se for a primeira vez que utilizará um produto para essa finalidade.

E depois?

As escovas progressivas costumam ter resultados duradouros, mas que variam de acordo com o produto aplicado e com os cuidados diários com os cabelos. Procure shampoos, condicionadores e cremes para tratamento específicos para cabelos que passaram por progressiva. Isso porque eles têm pH menor e são menos ácidos que os cosméticos convencionais, e preservam os ativos da escova por mais tempo.

Como fazer a manutenção da progressiva?

É na hora da manutenção que as boas práticas do cabeleireiro são ainda mais necessárias para evitar o aspecto esticado e artificial que o excesso de escovas progressivas dá aos cabelos mais danificados. O ideal é que seja feito o retoque apenas da raiz, sem repetir o procedimento em fios que já foram escovados. Também deve ser feita uma hidratação intensa e um leve corte nas pontas dos cabelos para remover pontas ressecadas ou partidas, dando mais leveza e movimento aos fios.