20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Descubra 13 formas de minimizar estrias e flacidez

A- A+

Presentes no corpo de muita gente, especialmente de mulheres, estrias e flacidez costumam causar incômodo. Por isso, selecionamos 13 maneiras de minimizá-las sem precisar recorrer a um método cirúrgico. Confira.

Água fria durante o banho

Assim como para o cabelo, banho quente também não faz bem para o corpo. Tente deixar o chuveiro ligado em temperatura morna para que a pele recupere sua elasticidade, evitando o aparecimento de novas estrias.

Beba bastante água

Para manter o bom funcionamento do corpo, preservar a elasticidade da pele, amenizar a flacidez e prevenir o surgimento de novas estrias, o ideal é beber, no mínimo, 1,5 litro de água por dia.

Café para esfoliar as estrias

Pouca gente conhece, mas essa é uma receita que ajuda a suavizar as estrias. Com a borra de café que sobrou no filtro, esfolie a região das estrias. Remova o excesso da borra colocada sobre a pele com água, acrescente algumas gotas de azeite de oliva e cubra com filme-plástico por 30 minutos ou até o óleo sumir. Caso a área fique irritada, evite a exposição solar. Procure repetir o procedimento duas vezes por semana.

Colágeno/Gelatina para amenizar a flacidez

Realizado em 2005 pela Universidade de Stanford, EUA, um estudo constatou que comer 250 mg de gelatina por dia melhora o aspecto da pele, diminuindo a flacidez. Como nem toda pessoa consegue ingerir essa quantidade diariamente, a recomendação é investir em cremes à base de colágeno e suplementos, ótimos também para deixar a pele firme e hidratada.

Consulte um especialista

Para não tomar nenhuma atitude precipitada e entender melhor quais providências devem ser tomadas a fim de atenuar a flacidez e amenizar as estrias, é fundamental consultar um bom profissional da saúde (nutricionistas, dermatologistas, professores de educação física e psicólogos).

Corpo hidratado

Para manter o corpo hidratado, é importante passar cremes hidratantes com coenzima Q10, colágeno, retinol, elastina ou outras proteínas, nutrientes e vitaminas de eficácia comprovada na precaução da flacidez e avanço positivo da saúde da pele. Eles devem ser aplicados diariamente após o banho, em movimentos circulares crescentes 

Cremes anti-estrias

Encontrados facilmente em farmácias, esses produtos atenuam as estrias que já existem e previnem o surgimento de novas marcas. Para fazer efeito, é essencial que o creme (como como é o caso deste) tenha colágeno em sua composição.

Alimentação adequada

Entre os alimentos que ajudam a conquistar uma pele mais firme e bonita estão:

- carnes vermelhas magras;

- frango;

- frutas cítricas;

- grão de bico;

- iogurte;

- leite;

- lentilha;

- ovos;

- peixes;

- peito de peru;

- queijos magros;

- soja.

A fim de melhorar a aparência do corpo, é importantíssimo evitar refrigerantes, álcool, 

refeições rápidas (como congelados) e doces. Uma enorme diferença também será notada 

caso o cigarro seja cortado.

Nada de sedentarismo

É preciso mexer o corpo! Exercitar-se é fundamental tanto para os músculos como para a própria beleza da pele e a autoestima. Vale escolher uma atividade de que você gosta e começar a se movimentar o quanto antes. Power jump, corrida, hidroginástica e dança são algumas atividades que diminuem a flacidez e ajudam a tonificar o corpo em regiões mais específicas, como bumbum e coxas.

Óleo de buriti para as estrias

Cheio de vitamina A e carotenoides, o óleo de buriti é excelente para conseguir uma pele mais firme e elástica. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ele não trata a estria de forma definitiva, mas melhora o aspecto dela temporariamente.

Estrias vermelhas e arroxeadas são aquelas que surgiram recentemente e podem facilmente ser curadas a partir de tratamentos com ácido retinoico e peeling. Se optar por realizar um desses procedimentos, é fundamental evitar a exposição ao sol. Quanto às estrias brancas

Para elas, o tratamento é um pouco mais complexo. Entre os métodos mais indicados estão o laser e o peeling combinados com injeções de substâncias que devolvem a elasticidade para a pele. É imprescindível que o procedimento seja orientado por um dermatologista.

Impedindo o aparecimento de novas estrias

Além do uso de cremes para hidratar a pele e o consumo de água e alimentos corretos, outras atitudes contribuem para impedir o surgimento de novas estrias, como evitar vestir roupas muito justas, a prática regular de atividade física e o cuidado para não entrar no efeito sanfona (engorda, emagrece, engorda...).