REVIVA PMCG COMPET

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

SEGOV GUERRA CONTRA O MOSQUITO AGILITÁ
domingo, 08 de dezembro de 2019

DANÇA

Circula Dançurbana leva espetáculo 'Plágium?' para escolas municipais

Milhares de estudantes têm participado das ações do projeto da Cia Dançurbana na Capital

Por: REDAÇÃO*18/11/2019 às 13:51
ComentarCompartilhar
O espetáculo 'Plagium?'O espetáculo 'Plagium?'Foto: Franciella Cavalheri - Cravo Filmes

Desde agosto alunos das escolas municipais Imaculada Conceição, Professora Arlene Marques de Almeida e Professor João Candido de Souza estão recebendo ações da segunda edição do Circula Dançurbana, da Cia Dançurbana. Nesta etapa final os estudantes recebem oficinas de mediação e apresentações do espetáculo ´Plagium? ´. O projeto, que busca conectar escola e dança, está sendo desenvolvido com o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural (FMIC) 2018, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

O Circula Dançurbana busca estimular a prática da dança e possibilitar o contato com espetáculos artísticos, promovendo experiências únicas e enriquecedoras para os alunos e incentivando a aproximação entre educação e cultura no ambiente escolar. “Com o incentivo do FMIC ao projeto Circula Dançurbana estamos conseguindo levar ações de formação e cultura para milhares de alunos da rede pública de ensino. Desde o início da segunda edição do projeto mais de 1.500 estudantes participaram das oficinas de mediação e das apresentações artísticas”, destaca Marcos Mattos, diretor e coreógrafo da companhia.

O projeto acontece por meio de duas etapas. Na Etapa Escola o grupo realiza oficinas de mediação com os alunos (para aproximá-los do fazer artístico) e depois apresenta espetáculos de dança dentro da escola. As oficinas são conduzidas por Kelly Queiroz, arte-mediadora e mestranda em educação pela UEMS. E, na Etapa Espaço Cênico, o grupo leva os alunos para a Casa de Ensaio, para que assistam aos espetáculos em um espaço cultural, onde eles têm a oportunidade de ver a apresentação completa com iluminação cênica e cenário. Desde o início do projeto, os alunos participaram de oficinas e assistiram apresentações de três espetáculos do repertório da companhia: ´Poracê – O Outro de Nós´, ´FLUZZ´ e ´R.U.I.A´. Agora, é a vez de ´Plagium?´.

PROGRAMAÇÃO

As atividades referentes ao espetáculo ´Plagium?´ começaram em 08 de novembro com a realização de oficinas de mediação na EM João Candido de Souza. Depois, no dia 11, esse mesmo colégio recebeu apresentações deste espetáculo. Nos dias 19 e 20 de novembro, as ações serão para alunos da EM Professora Arlene Marques de Almeida, com oficinas de mediação no primeiro dia e apresentações do espetáculo no segundo dia. O Circula Dançurbana encerra suas atividades nos dias 02 e 03 de dezembro na EM Imaculada Conceição, com oficinas de mediação no primeiro dia e apresentações de ´Plagium?´ no dia seguinte.

ESPETÁCULO ´PLAGIUM?´

Em ‘Plagium?’, a Cia Dançurbana busca questionar a autoria em dança. Quais as ferramentas usadas para que uma criação seja considerada autêntica – original ou cópia? Tudo que criamos é original? A partir dessas indagações este trabalho apropria-se de recortes de obras de companhias de dança reconhecidas para criar um espetáculo particular. Nesta releitura há referências do trabalho original de 2009 e novas inspirações de espetáculos de companhias e artistas, como: Ginga Cia de Dança (MS), Cena 11 (SC), Membros (RJ), Quasar (GO) e até da Companhia Rosas (Bélgica).

SERVIÇO 

Mais informações sobre o projeto ´Circula Dançurbana´ pela fanpage, pelo instagram, pelo telefone: (67) 99238-2829 ou pelo email contato.dancurbana@gmail.com.

*Com assessoria.  

Deixe seu Comentário

TV MS

05 de dezembro de 2019
Sete bairros da Capital são beneficiados com entrega de UBS no Alves Pereira 

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma