25 de abril de 2024
Campo Grande 32ºC

Folia

Cordão Valu desfila neste fim de semana no Centro da Capital

A- A+

Para as pessoas que consideram o carnaval como a festividade favorita do ano, o clima de folia começou já no início de fevereiro, em uma ansiosa contagem regressiva para este fim de semana. A cada grito de carnaval realizado pelo Cordão Valu, foi possível diminuir a espera e aquecer o samba no pé para o desfile do bloco, que acontece neste sábado (25) às 16h, com concentração às 14h, na Esplanada Ferroviária, centro da capital.

Na realização passada, o bloco arrastou cerca de 10 mil foliões para as ruas e nesse ano não será diferente. O Cordão Valu conta com grande consideração e carinho do público de Campo Grande, sentimento este conquistado ao longo de uma década de carnaval na rua.

De crianças a idosos, o Cordão é para todo mundo. No desfile temos também o Valuzinho, para os papais e mamães levarem seus pequenos para a folia. Silvana Valu, fundadora do bloco, revela que essa união de todas as idades e todas as tribos é o mais emocionante.

“A rua e o carnaval nos permitem isso, essa festa gigante onde todo mundo pode se divertir independente da idade, orientação sexual ou credo religioso”, afirma Silvana. As atrações para o sábado serão Orquestra Pantanal, banda com 10 músicas e que toca marchinhas tradicionais de carnaval, além da Bateria da Escola de Samba Igrejinha, Edir Valu, Negabi e Chokito Sambista.

Desde sua criação, lá em dezembro de 2006, o Cordão Valu vem crescendo e se destacando no carnaval de blocos da cidade. Se antes era quase inexistente, hoje toma as ruas e mostra toda sua importância junto à cultura popular. Do Bar Valu à Esplanada Ferroviária muita coisa mudou, porém, a essência continua mais forte do que nunca, conforme relembra Valu. “Um grupo de amigos fundou o Cordão e o que a gente buscava era essa diversão saudável na rua, o carnaval de fantasias, da brincadeira mesmo, como nos velhos tempos. Hoje isso é realidade em Campo Grande, todo mundo fantasiado, dançando, numa alegria imensa”, explica.

O bloco é gratuito e as únicas recomendações para os foliões é a fantasia, que faz toda diferença para brincar, mas que não é obrigatória; a paz, para todo mundo se divertir com tranquilidade; e água, tão importante quanto o carnaval é manter-se hidratado. Na terça-feira, dia 28, o Cordão Valu volta para Esplanada no mesmo horário para se despedir do carnaval 2017.

Lembrando que o desfile do Cordão Valu acontece as 16h, com concentração a partir das 14h, na Esplanada Ferroviária, ruaGeneral Mello, centro. Mais informações pelo evento no Facebook:www.facebook.com/events/392872104402348/