28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Música

Damon Albarn retirado do palco depois de cinco horas de show

A- A+

O insólito aconteceu na madrugada deste domingo no festival Roskilde, na Dinamarca, um dos maiores eventos do género na Europa. O inglês Damon Albarn, o conhecido cantor dos grupos Blur ou Gorillaz, teve de ser retirado à força do palco pelos seguranças.

Tudo aconteceu depois da prevista actuação em palco de cinco horas – seriam 4h aquando dos acontecimentos, com o público sem arredar pé e o cantor motivado para continuar, acabando por ser retirado do palco por exigência da organização do evento. Alguma imprensa internacional refere que o cantor parecia ter bebido demais.

O contexto era a apresentação do projecto Africa Express, para o qual Albarn contou com a colaboração ao longo da noite de nomes como Laura Mvula, Graham Coxon, Nick Zinner (Yeah Yeah Yeahs) ou do projecto português Batida de Pedro Coquenão. Quando o concerto já parecia ter esgotado as opções possíveis em termos de alinhamento, o cantor começou a sugerir que fossem tocadas versões dos Clash (Should I stay or should I go) ou de Randy Newman, para além de canções dos Gorillaz.

Quando a organização resolveu intervir, o músico mostrou alguma resistência e incitou mesmo o público a protestar, acabando por ser transportado para fora do palco pelos seguranças.

Africa Express é uma organização que congrega músicos de múltiplas origens, continentes e géneros musicais, que já realizou projectos discográficos em conjunto – o último é Africa Express presents Terry Riley's In C Mali –, além da realização de concertos na Europa e África.

Damon Albarn estará a 17 de Julho em Lisboa, actuando com os Blur, no festival Super Bock Super Rock.