29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Escolha de máquina de lavar gera economia em longo prazo

A- A+

Lavar roupas no tanque não traz nem facilidade nem economia para a sua rotina. De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), deixar a torneira do tanque aberta durante 15 minutos para a execução da lavagem manual pode gastar até o dobro de água (279 litros) do que em  um ciclo da máquina de lavar com capacidade para 5 kg.  

Por isso, saiba como escolher a lavadora ideal para a sua casa e poupe água, energia e dinheiro na hora de quitar as despesas do mês.

Escolhendo a máquina de lavar

A maioria das máquinas de lavar mais modernas já contam com tecnologias atualizadas, veja alguns modelos aqui, que são capazes de economizar mais água e energia do que suas antecessoras. Independentemente das funções e particularidades que cada equipamento apresenta, algumas regras sobre frequência de uso e capacidade são úteis para orientar a compra da lavadora mais econômica para a sua casa.

Solteiros ou casais com até um filho podem contar com uma máquina com capacidade de 3 kg a 10 kg. Lembrando que só as máquinas de lavar com capacidade acima dos 5 kg estão aptas a lavar peças pesadas, como cobertores e edredons.

Já as famílias mais numerosas podem contar com modelos que chegam aos 17 kg, que darão conta das peças de vestuário e também das roupas de cama. Vale lembrar que, para o maior aproveitamento de cada ciclo, a frequência de lavagem das peças avulsas deve ser reduzida, utilizando a máquina somente quando atingir sua capacidade total.

Para termos uma base do consumo médio de água por ciclos, as lavadoras com capacidade de 10 kg consomem, em média, de 82 a 135 litros de água; as de 11 kg a 12 kg gastam de 82 a 168 litros, aproximadamente, e as lavadoras que suportam até 17 kg podem operar entre 98 e 197 litros, em média. 

Daí a importância de acumular a maior quantidade possível de roupas antes de ligar máquina. O consumo de água e energia, vale ressaltar, também varia de acordo com o fabricante e a categoria (abertura frontal ou superior). Fique atento às especificações da ficha técnica da máquina de lavar antes de realizar a sua compra.