19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Tecnologia

Ferramentas e análise de dados auxiliam planejamento de destinos turístico

A- A+

Por meio de dados coletados em Observatórios de Turismo em todo o Brasil, é possível planejar a melhor forma de receber os turistas nestes destinos. O assunto esteve em pauta na última semana em Bonito (MS), com o evento “Amostra de Negócios”, promovido pelo Sebrae/MS em parceria com o Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e o Bonito Convention & Visitors Bureau.

O coordenador do Observatório de Turismo de São Paulo, Fabio Montanheiro, palestrante do evento, explica que os gestores públicos e empresários são beneficiados com os dados coletados. “Se por um lado os gestores podem identificar impactos do turismo na economia local, avaliar atrativos, elencar as principais origens dos turistas e estabelecer perfil e hábitos de consumo, os empresários tem em mãos uma ótima ferramenta de mercado para identificar seu público alvo, seus gostos e tendências”, explica.

Montanheiro ressalta que os Observatórios são ferramentas fundamentais para o monitoramento de todo o setor turístico, eventos e correlatos, servindo como fonte para tomada de decisões estratégicas no planejamento e promoção de qualquer destino. “Temos orgulho de ser um dos pioneiros neste trabalho. Em 2010 e 2014, fomos eleitos pelo Ministério do Turismo o melhor departamento de monitoramento turístico entre os destinos indutores, o que nos dá a responsabilidade de sempre melhorar a coleta dos dados e a inovação na metodologia de pesquisas realizadas”, comenta.

A análise dos dados de turismo pode auxiliar, também, na captação de eventos para cidades onde o setor é a principal fonte de renda. “Nenhum empresário investe em novos projetos ‘a fundo perdido’. É necessário comprovar a importância do segmento, fontes de recurso, principais públicos-alvo, entre outros”, comenta Montanheiro.

Inspirado em experiências de sucesso, como as de São Paulo, o Bonito CVB, em parceria com Prefeitura Municipal de Bonito, implantou o Observatório do Turismo em janeiro deste ano. O objetivo é levantar, de forma sistemática e contínua, dados importantes sobre a atividade turística na cidade. Mensalmente, as informações são atualizadas disponibilizadas aos gestores, empresários, profissionais, estudantes e interessados em turismo.