19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Férias

Saiba como comer guloseimas sem prejudicar os dentes

A- A+

Nas férias, as crianças tendem a passar boa parte do tempo em casa, e a vontade de comer guloseimas só tende a aumentar. Porém, com criatividade e controle, profissionais mostram que é possível passar por essa fase sem prejudicar o sorriso dos pequenos.

O ideal é manter a alimentação saudável mesmo nas férias, com espaço para exceções em passeios ou aniversários de amiguinhos. Alimentos com excesso de açúcar e carboidrato – balas, bolachas, salgadinhos, refrigerantes – devem ser evitados, já que são eles os grandes responsáveis pelas cáries. 

Os pais não podem permitir que a criança vá dormir sem escovar os dentes ou tome leite de madrugada, já que a salivação diminui durante o sono e funciona como um fator de proteção para inibir a formação de cárie.

Existe o problema do refrigerante, além de conter açúcar, é a alta acidez, capaz de prejudicar o esmalte dentário. Para consumi-lo de uma forma menos “agressiva” aos dentes é usando o canudinho, pois assim o líquido vai direto para a garganta sem entrar em contato com o esmalte dental.