19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Comida

Serviços trazem o sabor de casa a brasileiros que estão fora do país

A- A+

Qualquer pessoa que já tenha passado uma temporada fora do Brasil entende a intenção de Flavio Estevam ao criar o site Dinneer.com – um serviço criado há pouco mais de 10 meses que reúne pessoas apaixonadas pela culinária de casa e promete trazer tudo o que uma refeição brasileira pode oferecer: refeições bem temperadas e a receptividade de um ambiente intimista que proporciona novas amizades.

O mote do negócio, que vem na esteira da economia compartilhada, que se apresenta como o Airbnb de comida, veio a partir da própria experiência pessoal do empresário. “Por ter sentido na pele a falta que a nossa comida faz me fez repensar o objetivo do negócio e abraçar essa missão de facilitar o acesso a comida brasileira a todos os brasileiros que estão fora de sua terra natal”, diz Flavio, que já viveu em países como Nova Zelândia e Japão com outros brasileiros e o sentimento coletivo era de saudades de casa, e, principalmente, da culinária brasileira.

Ir para outro país é uma experiência desafiadora que pode se tornar muito solitária, o Dinneer promete minimizar a saudades de casa com refeições feitas por outros brasileiros em suas casas no exterior. O antropólogo Sidney Mintz comprova em um artigo científico que a comida é capaz de nos trazer a sensação de identidade com outros locais, dando a sensação de nos transportar de volta para casa.

No site, já são mais de 1.900 anfitriões espalhados por 142 cidades de 17 países – com previsão de atingir 100 países até o início do ano que vem. O cardápio é bem variado: há ofertas que vão da feijoada em Palmela (Portugal) à carne de sol com asinhas de frango em Lima (Peru), passando pela tradicionalíssima galinhada em Walloon (Bélgica).

A adesão ao site é gratuita, aberta para brasileiros apaixonados pela cozinha que estão vivendo longe de casa. Para se cadastrar como anfitrião basta escolher o tipo de refeição, os pratos que pretende servir e, em menos de cinco minutos, montar o seu anúncio. Conheça o site e faça parte da maior rede de experiências gastronômicas do mundo.