18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

Exposição

Shopping da Capital expõe fotos com “Mulheres de Peito- Cicatrizes de Vitórias”

A- A+

A conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e a atenção aos sintomas do câncer de mama ganha um reforço importante no próximo mês, com a campanha Outubro Rosa. As ações em todo o mundo acentuam a necessidade dos exames preventivos na luta contra o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e, que também acomete os homens.

Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer – INCA, indicam que, somente em 2016, serão mais de 57 mil novos casos de câncer de mama registrados, no Brasil. Mais comum entre as mulheres, ele é relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Os homens, também, estão na estatística e representam 1% dos casos da doença.

No Shopping Bosque dos Ipês, a Carreta do Hospital de Câncer de Barretos vai realizar atendimentos, que são gratuitos, nos dias 04 e 05 de outubro, com exames de mamografia e do preventivo. Além disso, o Hospital terá funcionamento especial durante todo o mês, realizando os atendimentos no período noturno, conforme agendamento.

E, para iniciar o mês a conscientização também virá em imagens, com o lançamento da Exposição Fotográfica “Mulheres de Peito – Cicatrizes de Vitórias”, neste sábado, 01 de outubro. A mostra, por Brucy Bertholi e Laura Silveira retrata mulheres que estão atualmente em tratamento contra o câncer ou em fase de acompanhamento.

Juntas, formam o grupo “Mulheres de Peito”, cujo objetivo é dar apoio umas para as outras. A exposição reúne fotos das cicatrizes, consequência da doença, e imagens das mulheres, como forma de resgate da autoestima e empoderamento feminino.

Grupo - Desde 2015, o grupo “Mulheres de Peito” reúne mulheres que realizam o tratamento oncológico em Campo Grande. Muitas delas encontram no artesanato uma forma de terapia e também como complemento de renda, já que ficam impedidas de trabalhar por conta do tratamento. Entre os produtos estão caixas, panos de prato, ímãs de geladeira, chinelos bordados, chaveiros, e artesanato regional com temática do Pantanal. Para os que querem conhecer o trabalho das “Mulheres de Peito”, haverá, ainda um bazar, durante todo o sábado, ao lado da Fórmula Academia.

Serviço

Os atendimentos nos dias 04 e 05 serão realizados para as pacientes que já fizeram o agendamento prévio, das 7h às 16h, no estacionamento próximo ao Acesso A. Mulheres que têm interesse nos exames de mamografia e preventivo podem marcar diretamente no hospital, pelo telefone 3304-6600, que neste mês, atenderá, também no período noturno. 

A Exposição Fotográfica “Mulheres de Peito – Cicatrizes de Vitórias”, segue entre os dias 01 e 15 de outubro, no primeiro piso, Acesso A, próximo à Praça Central do Shopping, sempre das 10h às 22h.