MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

tera, 19 de novembro de 2019

ECONOMIA

Em outubro bandeira tarifária de energia é amarela

Por: Agência Brasil02/10/2019 às 08:31
ComentarCompartilhar
Agência BrasilAgência BrasilFoto: Agência Brasil
TCE EAD

A bandeira tarifária de energia elétrica neste mês de outubro é amarela, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico.

Esse cenário também levou à redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia (PLD) manter-se em patamar estável. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Em setembro, a bandeira sinalizava a cor vermelha, patamar 1, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O anúncio de mudança neste mês, no entanto, não deve influenciar o comportamento de consumo. Bandeira amarela é alerta e reforça a necessidade de ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

Deixe seu Comentário

TV MS

19 de novembro de 2019
Recapeamento na região do Imbirussu na Capital

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma