29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Brasileiro de Basquete Master: seleção feminina de MS depende de patrocínio

A- A+

De olho no 31º Campeonato Brasileiro Master de Basquetebol, em Goiânia (GO), de 20 a 28 de novembro vindouro, Mato Grosso do Sul já tem sua seleção feminina em duas categorias por faixas etárias acima dos 30 anos de idade. Para participar, no entanto, cada Estado precisa assumir a responsabilidade pelos custos da viagem, objetivo que as sulmatogrossenses estão empenhadas em alcançar, apostando na sensibilidade do poder publico e da iniciativa privada.

Segundo levantamento de custos que englobam as taxas de inscrição de 24 jogadoras, anuidade federativa, transporte, hospedagem, uniformes e aluguel de quadra a delegação vai precisar de R$ 28 mil 368,00 para confirmar sua presença neste que é um dos mais importantes torneios do gênero na América do Sul.

A professora de Educação Física Eunice Figueiredo, a Nicinha, ex-titular da seleção principal de Mato Grosso do Sul nos anos 1970-80, destaca que o basquete é uma das modalidades esportivas fundamentais no processo de desenvolvimento físico, mental e social de crianças e adolescentes, por isso merecedor de todo apoio da comunidade.

Nicinha faz parte e um grupo de amigas e contemporâneas que disputavam competições estudantis e eventos locais e de âmbito nacional. O tempo passou, contudo a rotina das quadras não foi interrompida. O grupo decidiu, há 15 anos, formar a Associação de Basquetebol Adulta Feminina (Abaf-MS), que embora não tenha razão jurídica já está consolidada e mantém convívio regular entre as suas integrantes para praticar o esporte que tanto amam.

Com várias participações em torneios fora do Estado, a Abaf já acumula em seu acervo importantes conquistas. Em Campo Grande, quem quiser conhecer o talento e a força desse impressionante grupo de mulheres desportistas basta conferir o bate-bola que se realiza duas vezes por semana (terças e quintas), das 20h às 21h30min, no Poliesportivo Dom Bosco.