20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Joseph Blatter ganha eleição e emenda 5º mandato na Fifa

A- A+

Nem mesmo o maior escândalo da história do futebol mundial foi capaz de tirar o poder de Joseph Blatter. Apenas dois dias depois de ver cinco executivos e sete dirigentes da Fifa serem presos pelo FBI acusados de extorsão e corrupção, o suíço de 79 anos confirmou o favoritismo e foi reeleito pela quarta vez à presidência da entidade que comanda o esporte mais popular do planeta. Durante o tenso 65º Congresso da Fifa, nesta sexta-feira, Blatter superou o seu único concorrente, o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, por 133 votos a 73 e garantiu a permanência no cargo até 2019.

A eleição de Blatter não se consolidou exatamente no primeiro turno. Isto porque, de acordo com o regulamento da Fifa, para que a escolha fosse definida nesta parte do pleito, um dos candidatos precisaria alcançar dois terços dos 209 votos (140 indicações). E este número por pouco não foi atingido. O suíço ganhou 133 dos 206 votos válidos e ficou a apenas sete do triunfo direto. Mas antes que houvesse o segundo turno, no qual os canidatos precisam de maioria simples para triunfar, Ali Bin Al-Hussein se deu por vencido e renunciou à candidatura.

Este será o quinto mandato de Blatter na presidência da Fifa. Ele foi eleito pela primeira vez em 1998 – sucedendo ao brasileiro João Havelange – e, desde então, ganhou quatro pleitos. O último em que havia chegado ao dia da eleição com um concorrente? Foi o de 2002, no qual bateu o camaronês Issa Hayatou. De lá para cá, o homem mais poderoso do futebol conseguiu uma ampliação de mandato (até 2007) e venceu dois pleitos como candidato único (2007 e 2011).

A vitória de Blatter nesta sexta-feira, então, é simbólica, mas, ao mesmo tempo, mostra ao planeta que o suíço já não é mais tão poderoso quanto antes. Afetado diretamente pelo escândalo de corrupção estourado há dois dias, o dirigente viu Uefa e Estados Unidos o atacarem e só foi reeleito pela força que ainda possui junto a Concacaf, Ásia e África. Para se ter noção, até mesmo a Confederação Asiática de Futebol (da qual a Jordânia, país de Ali Bin Al-Hussein, é membro) declarou apoio a Blatter.

A quarta reeleição de Joseph Blatter acontece em um dos momentos mais cruciais da história do futebol. Desde 1998, quando assumiu a presidência da Fifa, o suíço nunca havia corrido tantos riscos de perder o cargo como agora. Isto porque a prisão de cinco executivos e sete dirigentes da entidade na última quarta-feira, em Zurique, ajudou a arranhar ainda mais a já desgastada imagem do mandatário de 79 anos.

A operação do FBI, feita em conjunto com a polícia suíça, expôs casos de corrupção, extorsão, escândalos de irregularidades em contratos de marketing e de direitos de televisão e pagamentos de propina no processo de escolha das sedes das Copa do Mundo de 2018 e de 2022. Blatter ainda não teve o seu nome envolvido nas denúncias, mas viu a pressão sobre si aumentar consideravelmente.