29 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Nadal cai para italiano e repete seu pior desempenho em Barcelona

A- A+

Acabou bem mais cedo que o esperado a participação de Rafael Nadal no Torneio de Barcelona. Maior vencedor da história da competição, o espanhol foi surpreendido pelo italiano Fabio Fognini, que bateu o número 4 do mundo por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6 (8-6), e avançou para as quartas de final após 2h01 de jogo.

Com o resultado, Nadal repete seu pior desempenho em Barcelona. Dono de oito títulos do torneio, ele não ficava de fora das quartas de final desde 2003 – ano de sua primeira participação. Desde então, foi campeão entre 2005 e 2014, além de ter chegado às quartas no ano passado. Ele não disputou a competição em 2004.

Fognini soube se defender bem das investidas de Nadal no primeiro set em um confronto que seguiu equilibrado até o 10º game. Foi quando o italiano aproveitou os erros do espanhol para conquistar a quebra de saque e fechar a parcial por 6-4 em 53 minutos.

O segundo set foi marcado pela dificuldade de ambos os tenistas em confirmarem seus serviços. Mais agressivo, Nadal obteve a quebra no primeiro (após Fognini defender seis break points), no terceiro e no nono game. Em compensação, viu seu saque ser superado pelo italiano no segundo, no quarto e no 10º game.

Resultado? Parcial empatada e decidida no tie-break. Fognini conquistou o mini-break e abriu 3 a 0. Nadal seguiu errando muito e deu ao italiano o triplo match point. Defendeu todos os três, mas em seguida não resistiu e viu o adversário fechar o jogo.