16 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Copa do Mundo 2018

Trio argentino apitará final da Copa do Mundo

A- A+

O argentino Néstor Pitana será o árbitro da final da Copa do Mundo, entre França e Croácia, domingo (15), em Moscou, ao meio-dia, no horário de Brasília.


A escolha foi anunciada nessa quinta-feira (12), pela Fifa, assim como os nomes dos bandeirinhas, também argentinos, Hernan Maidana e Juan Pablo Belatti. Juntos, os três já trabalharam em quatro jogos no Mundial, dois deles envolvendo justamente os finalistas da Copa.


Pitana, de 43 anos, e seus compatriotas trabalharam no jogo de abertura da Copa, entre Rússia e Arábia Saudita; México e Suécia, pela terceira rodada da primeira fase; Croácia e Dinamarca, pelas oitavas de final, e Uruguai e França, pelas quartas.


Néstor Pitana será o segundo argentino a apitar uma final de Copa do Mundo, depois de Horacio Elizondo, árbitro de Itália e França, em 2006.


O quarto árbitro da final será o holandês Bjorn Kuipers e o assistente, seu compatriota Erwin Zeinstra. A Fifa deve anunciar nesta sexta-feira (13) quem será o árbitro de vídeo. O brasileiro Wilton Pereira Sampaio, que já trabalhou na função durante a Copa, poderá ser o escolhido.


A disputa do terceiro lugar, entre Bélgica e Inglaterra, terá um trio de arbitragem iraniano. Alireza Faghani será o juiz, com os auxiliares Reza Sokhandan e Moha Mansouri. O jogo será neste sábado (14), às 11h (em Brasília), em São Petersburgo.


Nessa quinta-feira, a Fifa pediu às emissoras de televisão que evitem filmar torcedoras “atraentes”, nos últimos jogos da Copa do Mundo.


O motivo é não estimular os casos de assédio sexual às mulheres nesses últimos momentos da Copa, que chegaram a 45 casos, conforme as denúncias recebidas até agora, mas o número pode ser ainda maior.