20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Conscientização

Ação em feira da Capital alerta para cuidados com o coração

A- A+

Nesta quarta-feira (28), das 18h30 às 21h, acontece na Feira Central de Campo Grande, uma ação com orientações em alusão ao Dia Mundial do Coração e o Setembro Vermelho. A Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul (SBC/MS), em parceria com estudantes de medicina, enfermagem e nutrição da Uniderp, realiza a ação para conscientizar a população sobre os cuidados com o coração.

Durante o evento, os participantes poderão aferir a pressão, receber orientações nutricionais, informações sobre alimentos amigos do coração e cuidados para prevenir e controlar doenças cardíacas, tudo disponibilizado gratuitamente.

Doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas ao ano no mundo todo – esse número representa 31% de todas as mortes no mundo. De cada três mortes, uma é causada por doença cardiovascular. Elas são a principal causa de morte em pessoas de 40 aos 65 anos e responsáveis por 20% de todos os óbitos em adultos acima dos 30 anos.

O Brasil está entre os 10 países com mais mortes por doenças cardiovasculares. Em nosso país as doenças cardiovasculares também são a primeira causa de mortes e o número de óbitos chega a 350 mil em um ano. A principal doença é o derrame, seguido pelo infarto e pressão alta. Por isso a preocupação dos médicos em alertarem sobre os cuidados com o coração.

“Com a campanha de orientação queremos mostrar que os cuidados com o coração devem ser tomados desde criança, com alimentação saudável, prática de exercícios físicos, consulta médicas periódicas e redução do estresse. Esses são alguns hábitos simples que podem salvar o nosso coração”, afirma o doutor Délcio Gonçalves, presidente da SBC/MS.

Receitas Saudáveis

A Sociedade Brasileira de Cardiologia disponibiliza em seu site algumas receitas que podem contribuir para uma vida saudável. Comidas para lanches rápidos e até pratos para datas especiais, como natal e ano novo, ficam disponíveis no site: http://prevencao.cardiol.br/receitassaudaveis/principal.asp

Sobre o Setembro Vermelho – Siga seu Coração

O Instituto Lado a Lado pela Vida lançou no Brasil, em 2014, a campanha “Siga seu Coração”, de prevenção às doenças cardiovasculares, que são a primeira causa de mortes em todo o mundo. Em setembro, a iniciativa ganha destaque nacional, reforçando o Dia Mundial do Coração, que é celebrado dia 29. Durante o mês são realizadas diversas ações no país, de conscientização, incentivando a adoção de hábitos saudáveis.

Serviço

Dia Mundial do Coração
Data: 28 de Setembro de 2016
Horário: 18h30 às 21h
Local: Feira Central de Campo Grande
Endereço: Rua 14 de Julho, 3335 - Centro