MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

sexta, 15 de novembro de 2019

Sesau e UFMS

Acordo que implanta Núcleo de Evidência Ciência é firmado entre Sesau e UFMS

Por: PMCG17/06/2019 às 18:06
ComentarCompartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) formalizaram o acordo de cooperação técnica para implantação do Núcleo de Evidência (NEv) em Saúde. A assinatura do documento aconteceu nesta segunda-feira (17) na Reitoria da instituição de ensino.

Participaram do ato o secretário de Saúde José Mauro Filho e o reitor da UFMS Marcelo Augusto Turine, além de técnicos, professores e da coordenadora do NEv, Anamaria Mello Miranda Paniago. O acordo prevê cinco anos de duração do convênio, podendo ser prorrogado pelo igual período.

Participaram do evento técnicos, coordenadores e professores envolvidos no NEv.

Participaram do evento técnicos, coordenadores e professores envolvidos no NEv.

O objetivo do NEv é promover e facilitar o uso de evidências científicas para informar o gestor de políticas públicas de saúde no processo de tomada de decisão. As atividades básicas do NEv consistem na produção de estudos primários (revisões sistemáticas), overviews, scoping reviews; revisões rápidas, avaliações econômicas; produção de sínteses de evidências; preparação de diálogos deliberativos; elaboração de produtos de tradução científica; promover a divulgação científica; e desempenhar outras atividades da área de atuação.

No Município de Campo Grande, o NEv foi criado pela Lei n. 6.201 e é o primeiro do Estado de Mato Grosso do Sul e um dos poucos existentes no país.

Segundo o secretário José Mauro Filho, o NEv “vai facilitar até mesmo o poder judiciário na tomada de decisão, pois as defesas serão pautadas em evidências científicas, podendo assim contribuir com a redução de recursos financeiros bloqueados e sequestrados na esfera judicial”.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, destacou que o “Núcleo é uma conquista para a Universidade, que tem sofrido ataques diários e que agora vai mostrar, mais uma vez, a importância da evidência científica para a sociedade”.

A Sesau pretende ainda firmar convênio com as Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, para em parceria colaborativa, atender cada uma das instituições.

Além das instituições do Estado, o NEv pode celebrar parcerias com organismos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde para as Américas (OPAS), além de empresas e entidades privadas.

Segundo a Rede para Políticas Informadas por Evidência (EVIPnet) do Ministério da Saúde, o NEv de Campo Grande é o 13º criado em todo o país e que agora passa a integrar a estrutura nacional de desenvolvimento de evidências científicas.

Deixe seu Comentário

TV MS

30 de outubro de 2019
Árvores plantadas na nova 14 de Julho darão frescor ao Centro

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma