REVIVA PMCG COMPET

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

ASSEMBLEIA CONQUISTAS
segunda, 09 de dezembro de 2019

Condenada

Anulada expulsão do Brasil de boliviana condenada a 4 anos por tráfico

Decisão do STJ foi amparada pela Lei de Migração

Por: Midiamax04/12/2019 às 14:47
ComentarCompartilhar

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou portaria do Ministério da Justiça que determinou a expulsão de uma boliviana do Brasil e proibiu seu reingresso no país por 19 anos. Ela havia sido condenada por tráfico de drogas.

Conforme decisão da Primeira Seção, amparada pela Lei de Migração (Lei 13.445/2017), a expulsão não pode ser efetivada porque a portaria foi editada quando a estrangeira já era mãe de dois filhos brasileiros, que se encontram sob sua guarda , além de conviver em regime de união estável com pessoa residente no Brasil.

A mulher foi condenada a quatro anos, dez meses e dez dias de reclusão por tráfico de drogas, e, em janeiro de 2019, o Ministério da Justiça determinou a sua expulsão do território nacional.

No habeas corpus enviado ao STJ, a Defensoria Pública da União alegou que o fato de a boliviana ter dois filhos brasileiros sob sua guarda, os quais dependem dela econômica e afetivamente, além de companheiro residente no Brasil, deveria impedir expulsão.

Segundo o relator, ministro Og Fernandes, não havia requisitos para manutenção do ato do Ministério da Justiça. “Desse modo, ao contrário do que afirma a autoridade impetrada, estão configuradas as hipóteses excludentes de expulsabilidade, razão pela qual o ato indicado como coator deve ser anulado”, afirmou.

Deixe seu Comentário

TV MS

05 de dezembro de 2019
Sete bairros da Capital são beneficiados com entrega de UBS no Alves Pereira 

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma