PMCG COMPET CIDADE DO NATAL

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

segunda, 16 de dezembro de 2019

TEATRO

Após muitos pedidos, apresentação de "Ensaio Sobre a Lua" terá 50 lugares nesse final de semana

No início do ano, sessões ficaram lotadas de gente para ver o novo espetáculo teatral de Jair Damasceno

Por: TERO QUEIROZ10/10/2019 às 13:29
ComentarCompartilhar
Os atores e produção ao final do espetáculo em julhoOs atores e produção ao final do espetáculo em julhoFoto: Tero Queiroz

Será apresentado nesse final de semana, 12 e 13 de outubro, o espetáculo “Ensaio Sobre a Lua”, com direção do ator, diretor e dramaturgo Jair Damasceno. A peça estará em cartaz às 20h no Circo do Mato, a entrada, inteira custa R$ 40, artistas, idosos e estudantes pagam meia. Só que há apenas 50 vagas no teatro, então é bom garantir seu espetáculo. Em sua estreia no início do ano o espetáculo teve sessões lotadas e gente que acabou não assistindo. 

O espetáculo escrito por Jair damasceno conta com textos escritos por Fernando Pessoa, Plínio Marcos, Nélson Rodrigues, Matei Visniec e Thomas Bernhard, grandes teatrólogos que marcaram sua gerações. Teve sua estreia em no dia 18 de julho em Campo Grande.

Essa é a segunda temporada de apresentações realizada por Jair em parceria com o Circo do Mato.  No elenco os artistas Nathalia Andrade, Yan Gabriel, Jair Damasceno dão vida à personagens sob o improviso e exercitam o amor pelo satélite lunar, em cena há também Ewerton Goulart na execução do saxofone e hang drum.

Além de texto de estrema precisão, o contemporâneo trabalho de Jair se mistura à sua forma de iluminar e exercitar o corpo. De maneira bastante leve, os atores desenvolvem as problemáticas do fazer teatral em uma “ensaio sobre a lua”, como o próprio título entrega. 

Com uma cortina que separa ‘público/espectador/teatro e atores’ o espetáculo convida àqueles, todos, técnica, atores e até mesmo o criador a embarcar na ilusão de um dia de ensaio. A sofisticada manobra textual imprimida pelo autor propõe aos colaboradores e público uma espécie de sensação de fazer teatral, desse modo o público participa da cena, seja ele operante ou não, as reações são intrínseca a cada nova apresentação.

Em sua estreia Jair contou que a proposta em “Ensaio Sobre a Lua” era de se fazer uma homenagem ao fazedor de teatro. “Desmistificar os mistérios e segredos que cercam o Teatro como Arte. Queremos homenagear o público amante do Teatro, que nem sempre percebe mas sempre se mostra curioso por conhecer como agem os atores, como a improvisação dá lugar encenação, como um texto dramatúrgico se transforma em dramaticidade e expressão”, ressaltou. 

Além de saxofone ao vivo, Jair trás para essa obra, a execução do hang drum. Além é claro de sua marca, a iluminação com lanternas de LED.  Nada ligado a tomada, tudo feito com lanternas recarregáveis, proposta que o artista investiga a muito anos e é característica presente em quase todas as suas montagens nos últimos anos; 

A iluminação com esses petrechos é feita por Lana Figueiró, Yuri Tavares e Léo Reinaltt e até pelos próprios atores em determinados momentos. As apresentações fazem parte da programação alusiva aos 15 anos do Circo do Mato - Grupo de Artes Cênicas.

SERVIÇO

Circo do Mato, Rua Tonico de Carvalho, 263, próximo ao Horto Florestal Faixa etária recomendada a partir dos 14 anos. Serão vendidos apenas 50 ingressos por noite, a partir das 19 horas

Deixe seu Comentário

TV MS

05 de dezembro de 2019
Sete bairros da Capital são beneficiados com entrega de UBS no Alves Pereira 

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma