29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Campanha de vacinação contra pólio termina na segunda-feira

A- A+

A campanha de vacinação contra a poliomielite termina na segunda-feira (31) em todo país. De acordo com o ministério da Saúde mais de 4 milhões de crianças ainda não receberam a imunização. A campanha teve início no dia 15 de agosto.

A meta do órgão é vacinar 12 milhões de crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, o que representa 95% do grupo dessa faixa etária.

Os dados foram divulgados ontem (28). Conforme o ministério, até a última quinta-feira, 7,8 milhões de crianças haviam recebido a vacina. Os maior que apresentaram cobertura vacinal são Santa Catarina, São Paulo, Paraíba e Paraná, todos com índice acima de 70%.

Conforme ministério da Saúde, o Distrito Federal está com a menor cobertura (36%), seguido dos estados de Roraima (43,9%), Rondônia (44,7%) e Pará (44,8%).

O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos da doença nos últimos dois anos. 

Além de imunizar contra a doença, a iniciativa visa atualizar o calendário vacinal de crianças de até 5 anos que não tomaram alguma outra vacina na rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto de vacinação.