18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Campanha irá esclarecer população sobre microcefalia

A- A+

Como forma de esclarecer a população sobre casos de microcefalia que acometeu estados do Nordeste, o governo federal irá lançar campanha informativa. Segundo Ministério da Saúde, até semana passada foram registrados 399 casos da doença em recém-nascidos, notificados em sete estados. A microcefalia afeta o crescimento adequado do cérebro do bebê.

O assunto foi tema da reunião de coordenação política entre a presidenta Dilma Rousseff e onze ministros na manhã de hoje (23), no Palácio do Planalto. “Não temos que criar nenhuma situação de alarde indevido, mas a situação preocupa”, reconheceu o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, em entrevista após a reunião.

Uma das hipóteses consideradas pelo Ministério da Saúde é que os casos de microcefalia estejam associado à ocorrência do Zika vírus em gestantes. Não há casos na medicina que comprovem a relação, mas pesquisas, entre elas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), constataram a presença do genoma do vírus em mães que tiveram bebês com microcefalia. O Zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue.