29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Chuva forte

Chuva forte derruba 6 árvores e poste cai sobre Variant de 42 anos

Poste caiu sobre capô de veículo na Rua Antônio Maria Coelho. Apesar do susto, ninguém ficou ferido

A- A+

A chuva rápida acompanhada de ventania provocou a queda de ao menos seis árvores em Campo Grande na tarde desta terça-feira (19). Uma delas acabou puxando um poste, que caiu sobre uma Variant, relíquia que está há 42 anos sob cuidados do aposentado Adeur Cristaldo Jorge, de 80 anos, na Rua Antônio Maria Coelho, na Vila Planalto.

 

O vento, segundo dados da Base Aérea, chegou a 52 km por hora. A árvore de grande porte, de aproximadamente 25 metros, caiu sobre a fiação elétrica e de telefonia até atingir o veículo. Também acabou tombando outro poste na Rua América.

O aposentado contou que a chuva não foi volumosa, mas os ventos eram fortes suficientes para provocar estragos, como ocorreu. “O problema nem foi tanto a chuva, foi um ‘tufão’ que passou derrubando tudo. Durou no máximo dez minutos e fez todo esse estrago”, relatou.

Ele contou que estava dentro de casa quando começou a chuva e ouviu um forte barulho. Se tratava do poste caindo sobre a Variant. O aposentado, que mora há 40 anos no local, contou que o carro faz parte das lembranças que carregava. Diz que a utilizou para ajudar na formação dos filhos e até proposta para vendê-la recebeu, mas disse não.

Vizinhos contaram que a árvore já dava indícios de que poderia cair e um dos moradores já havia solicitado o corte. Quanto aos estragos, o aposentado diz que as peças para reparação são caras e talvez as encontre somente em São Paulo. “São uns R$ 30 mil [de prejuízo]”, calcula.

Próximo ao outro poste tombado, o toldo de um restaurante também foi danificado pela chuva rápida. Também houve rompimento de cano d’água, provocando vazamento na rua. Equipes da Energisa, concessionária de energia elétrica, e da Águas Guariroba, de água e esgoto, já estão no local.

Bombeiros trabalham no corte de galhos de árvore na Rachid Neder (Foto: Aletheya Alves)
Bombeiros trabalham no corte de galhos de árvore na Rachid Neder (Foto: Aletheya Alves)
Árvore também caiu sobre VW Gol na Cândido Mariano (Foto: Direto das Ruas)
Árvore também caiu sobre VW Gol na Cândido Mariano (Foto: Direto das Ruas)
 

Outra árvore caiu sobre um VW Gol na Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, também na região central. Não há registro de feridos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado para o corte de um grande galho de árvore que caiu sobre o muro de uma barbearia no cruzamento da Avenida Rachid Neder com a Rua 25 de Dezembro, na Vila Cruzeiro. A via ficou interditada no sentido bairro/centro.

De acordo com os bombeiros, ao todo há registro de ocorrência na Vila Sobrinho, com duas quedas de árvores, Rua 14 de Julho, Bairro Amambaí, Rua Cândido Mariano e Antônio Maria Coelho. Segundo a meteorologista Franciane Rodrigues, os ventos atingiram os 29,5 km por hora e não havia previsão de estragos. Na região do Aeroporto, porém, a velocidade medida foi mais alta, chegando a 52 km de acordo com o especialista em metereologia Natálio Abrão.