MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

quarta, 18 de setembro de 2019

Inverno

Cidades do Estado podem marcar temperaturas negativas neste inverno

Época é marcada por baixa umidade por conta de longas estiagens

Por: FÁBIO ORUÊ14/06/2019 às 17:26
ComentarCompartilhar

O inverno só começa às 11h54 da próxima sexta-feira (21), mas a previsão é que neste ano algumas cidades de Mato Grosso do Sul cheguem a marcar temperaturas negativas, por conta de massas de ar polar, que podem vir a atingir o Estado.

Conforme prognóstico divulgado pelo Instituto de Meteorologia (Inmet) cidades como Ponta Porã, Amambaí, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas, além das cidades situadas no centro-sul, podem registrar temperaturas abaixo dos 5ºC e até negativos.

A estação é marcada por variações na temperatura consideradas amenas, com o primeiro dia mais curto e a noite mais longa. As chuvas da época são irregulares, mal distribuídas e têm pouco volume.

Os eventos meteorológicos significativos são as estiagens que podem ser intensas com graves consequências além das raras frentes frias, ainda segundo o documento. Essas frentes, em geral, avançam com fraca intensidade, umidade relativa do ar baixa, nebulosidade, nevoeiros e chuvas fracas.

Mas o que pode causar as temperaturas abaixo de zero são as massas de ar polares, que, se os valores ficarem abaixo dos 5º com umidade alta, o orvalho se congela formando geadas em locais mais baixos ou serranos. 

Outro aspecto durante o inverno são as constantes inversões térmicas causando nevoeiros, névoas e neblinas, e, com umidade baixa, as névoas-secas e as fumaças. Quando há inversão térmica os dias sem chuva se intensificam e formam-se ventos.

Nos caso dos índices de umidade, é esperado que fiquem abaixo de 30% entre junho e setembro, bem como temperaturas máximas acima dos 30 graus, até o fim da estação.

Deixe seu Comentário

TV MS

16 de agosto de 2019
Após 30 anos de espera região Norte da Capital recebe asfalto

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma