MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

Câmara CG - Maio
terça, 21 de maio de 2019

EMEI Tia Eva

Com atividades culturais, EMEI Tia Eva festeja 100 anos de festa de padroeiro da comunidade

Por: PMCG17/05/2019 às 18:00
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução

Com exposições de artesanato, degustação de comidas típicas e apresentações culturais, alunos e professores da EMEI Tia Eva deram início esta semana às festividades do centenário da festa em louvor ao padroeiro da comunidade, São Benedito, na qual a escola está inserida.

Durante a semana, os alunos participaram de rodas de conversa e atividades cívicas contextualizadas, que resgataram a história da comunidade Tia Eva. O resultado de todo esse aprendizado pode ser conferido na tarde desta sexta-feira (17), durante evento que contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad e reuniu lideranças da comunidade e familiares.

Logo na entrada era possível conferir um painel de fotos legendadas que contavam a história da comunidade, além de maquete e releitura da Igrejinha. Também estavam expostos utensílios domésticos antigos e artesanato produzido pelos alunos.

De acordo com a diretora da unidade, que conta com 75 crianças, Cleidevana Maria Chagas, esta foi a primeira etapa do projeto “A comunidade sob o olhar da criança”, que ao longo do ano irão resgatar as histórias e tradições de tia Eva e seus descendentes, que deram origem a comunidade, em 1910.

.Apesar de a maioria dos alunos ser descendente de Eva Maria de Jesus, fundadora da comunidade, a escola também recebe crianças de bairros próximos, por isso a diretora acredita na importância de trabalhar a história local para difundir a cultura daqueles que deram origem a comunidade.

WhatsApp Image 2019-05-17 at 15.16.43“Entendemos que essa especificidade, de estarmos dentro da comunidade, nos torna responsáveis, por meio deste projeto, de contribuir com o vivenciar de experiências, de promover pesquisas que dialoguem com a realidade local, com o processo de formação, difusão e preservação da história dos descendentes de Tia Eva”,  ressaltou a diretora.

O presidente da Associação dos Descendentes da Tia Eva, Eurides Antônio da Silva, diz ser um orgulho festejar o centenário na unidade escolar. “É um resgate daquilo que a Tia Eva nos deixou. Educação é tudo, sempre foi uma luta dela e aqui na escola existe um belo trabalho cultural, por isso hoje nosso sentimento é de agradecimento”, frisou.

Pela primeira vez prestigiando os festejos na EMEI, a copeira, Tainara Prazeres, mãe de Nicole, de 4 anos, diz que o resgate da história da comunidade incentiva o respeito entre os alunos. “Minha filha já sabe até a jogar capoeira. Ela se desenvolveu muito aqui e eu acho ótimo esse trabalho de valorização”, afirmou.

A professora Shirley Maslun, técnica da Divisão de Educação e Diversidade da Rede Municipal de Ensino (Reme), enfatiza que eventos como os realizados na EMEI Tia Eva, são importantes para a preservação da cultura da população negra. “É de suma importância social esse resgate e para que os professores tenham conhecimento sobre como desenvolver esse trabalho, nós fazemos capacitações para esclarecer sobre a lei nº10639 que trata da inclusão no currículo dessa temática, além de oferecer aos profissionais, material didático”, explicou.

Deixe seu Comentário

TV MS

05 de maio de 2019
OBRAS NA ERNESTO GEISEL EM CAMPO GRANDE E ENTREGA DE AMBULÂNCIAS

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma