MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

SEGOV AGILITÁ VÍTIMAS
tera, 22 de outubro de 2019

Saúde Mental

Dia Mundial de Saúde Mental chama atenção por aumento de adoecimentos

MS é o 3° Estado com maiores taxas de suicídio do país

Por: DouradosAgora10/10/2019 às 15:07
ComentarCompartilhar

A depressão é a doença psicológica que mais traz preocupação, pois é alto o número de depressivos que cometem suicídio. Desde 2015, Mato Grosso do Sul é o 3° estado com as maiores taxas dessa mortalidade.

Diante dos números preocupantes que assolam o país, também em outros locais, o Ministério da Saúde escolheu os seis estados ( Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Piauí, Paraná e Amazonas) com as maiores taxas de suicídio para que implementassem um Comitê e pudessem promover o desenvolvimento e a articulação de medidas destinadas a ampliação das ações de prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, conforme detalha o regimento interno do Comitê.

Conforme explicou a gerente da Rede Psicossocial da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Michelle Scarpin, instituir o Comitê era uma das atribuição dos seis estados escolhidos pelo Governo Federal. Antes da instituição do Comitê, cada uma das unidades federativas precisou desenvolver o "Projeto de Prevenção do Suicídio para Ações de Prevenção, Vigilância e Gestão do Cuidado". Com a aprovação do projeto, o próximo passo foi instituir o Comitê, explicou Michelle.

"O Comitê irá monitorar, acompanhar e avaliar as ações desenvolvidas para prevenção do suicídio até o fim de 2019. Vamos criar novas estratégias de prevenção". Segundo Michelle: "Agora, serão instituídos grupos de trabalho regionais que irão intensificar o debate, construir fluxos de atendimento e multiplicar a todos os profissionais as capacitações. Inicialmente serão 15 municípios".

Fique atento aos sintomas de depressão:

Perda ou ganho de peso acentuado sem estar em dieta; Aumento ou diminuição de apetite; Insônia ou excesso de sono; Agitação ou lentificação; Fadiga e perda de energia; Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva ou inadequada; Indecisão ou capacidade diminuída de pensar ou concentrar-se; Pensamentos de morte recorrentes, vontade de morrer, assim como tentativa ou planejamento de suicídio.

Deixe seu Comentário

TV MS

04 de outubro de 2019
"Lutar pela liberdade de Lula é ato de resistência". diz ator Osmar Prado

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma