REVIVA PMCG COMPET

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

sexta, 06 de dezembro de 2019

Óleo de cozinha

Em 2 meses, máquina recolhe 1,4 mil litros de óleo de cozinha usado

Montante arrecadado por projeto criado em MS evitou a contaminação de 36,3 milhões de litros de água

Por: Campo Grande News03/12/2019 às 16:37
ComentarCompartilhar

O projeto embrionário da startup Óleoponto está fazendo sucesso em Campo Grande. A máquina destinada a receber óleo usado recebeu em 60 dias 1.464 litros do produto, evitando a contaminação de 36,3 milhões de litros de água.

 

A máquina provisória, que tem formato semelhante a um caixa eletrônica, foi instalada no Comper Spipe Calarge, onde ficará até fevereiro, até a chegada do equipamento original, que está sendo desenvolvido na USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos.

Zadrik Mendonça, de 38 anos, arquiteto e urbanista, é o criador da startup que dá ao morador a oportunidade de guardar o material utilizado para posteriormente entregar a startup. Na primeira fase do projeto, a cada dois litros de óleo usados, o morador ganhava um litro de óleo novo. Agora, a cada quatro litros usados, um novo é entregue.

O arquiteto, morador de Jardim, distantes 233 km de Campo Grande, explica que durante a coleta, o morador passa por uma rápida entrevista. “Queremos entender o perfil do usuário”. O objetivo é colher informações para saber quais ações são tomadas em relação ao descarte do produto e o consumo de óleo. “A grande maioria vai jogar fora. Vamos democratizar a coleta”, explica.

Zadrik Mendonça entrega óleo novo para morador (Foto: Arquivo pessoal)
Zadrik Mendonça entrega óleo novo para morador (Foto: Arquivo pessoal)

A intenção da startup é monetizar o usuário, ou seja, retribuir a gentileza de benefício ao meio ambiente. A cada litro de óleo entregue, pontos serão gerados no cadastro do usuário. A pontuação poderá dar desconto em contas de energia elétrica de água e outros parceiros da empresa.

Em janeiro e fevereiro, a máquina provisória deve ser instalada em uma praça de Campo Grande. Todo o material recolhido é entregue para outra startup parceira, que fabrica sabão com o óleo usado.

 
Deixe seu Comentário

TV MS

05 de dezembro de 2019
Sete bairros da Capital são beneficiados com entrega de UBS no Alves Pereira 

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma