16 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

Projetos Aprovados

Governo investe 680 mil em pesquisas na área da saúde em MS

A- A+

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), publicou esta semana (dia 17) no Diário Oficial a relação dos 27 projetos aprovados pela Seleção Pública de Projetos de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul (chamada FUNDECT/DECIT-MS/CNPq/SES N° 03/2016 – PPSUS-MS).

O Edital do PPSUS é uma parceria entre Fundect, Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde (MS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que tem como objetivo conceder apoio financeiro a projetos de pesquisa que promovam o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Área da Saúde (SUS) no Estado de Mato Grosso do Sul.

Na atual chamada foram analisadas 51 propostas e aprovados 27 projetos envolvendo projetos de pesquisa de instituições como: UFMS, UEMS, UFGD, UDCB, Uniderp, Fiocruz e CPAP.

O Edital significa um investimento de R$ 687 mil em pesquisa no campo da saúde, financiando projetos que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“O fomento da ciência e tecnologia aplicado à Saúde Pública tem sido um importante instrumento de desenvolvimento social e econômico em nosso Estado. Por meio dessas ações podemos reduzir o hiato entre a gestão pública e a pesquisa acadêmica, convertendo a produção científica em iniciativas de prevenção e de controle dos problemas de saúde, como as recorrentes doenças emergentes que acometem a população dos países em desenvolvimento. Dessa forma, agregamos mais qualidade de vida e bem-estar à população”, afirma o presidente de Fundect, Marcelo Turine.

A relação dos projetos aprovados pode ser consultada aqui (pág.6).