23 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

IFMS abre 255 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

A- A+

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que oferta 255 vagas em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para qualificação profissional. As opções são os cursos de Fotógrafo, Piscicultor, Operador de Computador e Desenhista de Produtos Gráficos Web, nos municípios de Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí, conforme a tabela abaixo.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 5 de março, pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Para participar, o candidato deve ter o ensino fundamental incompleto, exceto para o curso de Desenhista, para o qual é necessário ensino médio incompleto.

Todos os requisitos e regras constam no edital de abertura, publicado na Central de Seleção.

Ações afirmativas – Candidatos que cursaram todo o ensino fundamental ou médio em escola pública têm direito à metade das vagas oferecidas. Desse total, o IFMS também reserva vagas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (ações afirmativas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico aberto ao público no dia 9 de março, na reitoria do IFMS, em Campo Grande.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia seguinte.

Já a convocação da primeira chamada deve ser feita no dia 16, com matrícula no período de 17 a 20 de março.

Cursos – Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) possibilitam ao estudante uma formação profissional para inserção no mundo do trabalho.

Possuem carga horária mínima de 180 horas, com duração de aproximadamente três meses, sendo ofertados pelo IFMS na modalidade presencial.