28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

IFMS abre inscrições para cursos gratuitos

A- A+

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições abertas nos processos seletivos para vagas em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As seleções são para diversos cursos gratuitos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa Mulheres Mil.

Para os cursos FIC são oferecidas 280 vagas em cursos distribuídos nas cidades de Antônio João (Cuidador de Idoso), Aquidauana (Assistente Administrativo e Operador de Computador), Bonito (Espanhol e Inglês), Corumbá (Espanhol), Coxim (Assistente Administrativo), Guia Lopes da Laguna (Cuidador Infantil), Jardim (Espanhol), Porto Murtinho (Condutor de Turismo de Pesca), Três Lagoas (Assistente Administrativo) e Vicentina (Assistente de Recursos Humanos).

As inscrições terminam no dia 4 de dezembro e devem ser realizadas pessoalmente no município onde a vaga é ofertada. Os requisitos para participação, além dos locais e horários de atendimento estão disponíveis no edital 013/2015, no endereço  www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Mulheres Mil

 Pelo Programa estão sendo ofertadas 100 vagas em cinco cursos nas cidades de Campo Grande (Agente de Combate a Endemias e Cuidadora de Idosos), Corumbá (Agente Cultural), Coxim (Artesã de Pintura em Tecido) e Dourados (Artesã de Artigos Indígenas). Para se inscrever é preciso ser do sexo feminino, atender aos critérios de idade e escolaridade mínima, de acordo com o exigido por cada curso, e ser cadastrada ou estar em processo de cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O prazo de inscrição termina no dia 27 de novembro e a interessada deve procurar pessoalmente as instituições demandantes para se inscrever. Os locais de atendimento e horários podem ser obtidos no edital 014/2015, também disponível no endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao. 

O Programa tem como objetivo garantir emprego e renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional.

Pronatec

Criado pelo Governo Federal em 2011, busca ampliar o acesso da população à educação profissional e tecnológica, com a oferta de cursos de qualificação profissional. Em caso de dúvidas sobre as seleções, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3378-9551 ou pelo e-mail pronatec@ifms.edu.br.