28 de março de 2024
Campo Grande 26ºC

Inscrições em cursos de qualificação do IFMS terminam na quinta-feira

A- A+

Terminam na próxima quinta-feira, 5, as inscrições no processo seletivo do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) com 255 vagas em cursos de qualificação profissional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

?As opções são para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Fotógrafo, Piscicultor, Operador de Computador e Desenhista de Produtos Gráficos Web em Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim e Naviraí, conforme a tabela.

Para participar, o candidato deve ter o ensino fundamental incompleto, exceto para o curso de Desenhista, para o qual é necessário ensino médio incompleto.

Todos os requisitos e regras constam no edital de abertura da seleção, também disponível na Central.

Ações afirmativas – Candidatos que cursaram todo o ensino fundamental ou médio em escola pública têm direito à metade das vagas oferecidas. Desse total, o IFMS também reserva vagas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (ações afirmativas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Seleção – Será feita por meio de sorteio eletrônico aberto ao público no dia 9 de março, na reitoria do IFMS, em Campo Grande.

A previsão é que o resultado seja divulgado no dia seguinte.

Já a convocação da primeira chamada deve ser feita no dia 16, com matrícula no período de 17 a 20 de março.

Cursos – Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) possibilitam ao estudante uma formação profissional para inserção no mundo do trabalho.

Possuem carga horária mínima de 180 horas, com duração de aproximadamente três meses, sendo ofertados pelo IFMS na modalidade presencial.

A previsão é as aulas tenham início a partir do dia 23 de março.