28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

Um autre Brésil

Mato Grosso do Sul em Paris

A- A+

Nesta quarta-feira, 7 de dezembro, foi realizado na sala Villa-Lobos da Embaixada do Brasil em Paris, “Um autre Brésil / Um outro Brasil: Mato grosso do Sul”, um evento em torno da cultura sul-mato-grossense através de sua literatura e música. Contou com a presença da Ministra Claudia de Borba Maciel e do responsável do serviço cultural Edison Luiz da Rosa Jr. do corpo diplomático e de um público composto de franceses, brasileiros, professores e universitários da cidade.

O evento foi apresentado pelo professor de literatura da Unila, Marcelo Marinho, em Paris para um pós-doutorado na Sorbonne; dos autores Mazé Torquato Chotil e Henrique de Medeiros; além do pianista César Birschner que  interpretou canções sul-mato-grossenses e da atriz Gabriella Scheer que leu textos das três obras apresentadas “Azur Macadam”, livro de poesias de Henrique de Medeiros, edição bilíngue Francês português - que foi lançado no evento -, e de “Lembranças do sítio ” e “Minha aventura na colonização do Oeste” de Mazé Torquato Chotil.

Antes do evento, os autores foram convidados do programa da RFI - Rádio França Internacional Brasil, “RFi convida”, onde falaram da diversidade cultural do Mato Grosso do Sul, de suas obras e da percepção deste estado do Centro-Oeste brasileiro na França. A entrevista pode ser vista nas páginas da rádio no endereço: http://br.rfi.fr/brasil/20161207-diversidade-cultural-do-mato-grosso-do-sul-e-destaque-em-paris

 

----------------------------

 

Henrique Alberto de Medeiros Filho é natural de Corumbá - MS, e graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro - RJ. Publicitário, Jornalista e Escritor, exerce atividades criativas, multimídia, empresariais e de consultoria em todos setores de comunicação social, tendo ainda ampla participação na vida cultural através de presença em projetos no setor das artes cênicas, musicais, audiovisuais e literárias.

É autor dos livros de poemas e contos “O Azul Invisível do Mês que Vem”, “Pirâmide de Palavras”, “Que as Dores se Transformem em Cores” e "Palavras Correndo Atrás de Textos", além de roteirizar e editorar “David Cardoso, o Rei da Pornochanchada” (autobiografia memorialista), sendo também um dos coautores do livro "Vozes das Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul"; é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, ocupando a cadeira de número 10.

 

 

Mazé Torquato Chotil. Brasileira, nascida num sítio na “sétima linha”, município de Glória de Dourados (Dourados, na época, região da CAND) é jornalista, pesquisadora, doutora em ciências da informação e da comunicação pela Universidade de Paris VIII. Em 2014, concluiu pós-doutorado sobre o exílio de trabalhadores brasileiros durante a ditadura.

É autora de “Lembranças do sítio”, “Minha aventura na colonização do Oeste”, “Minha Paris Brasileira” e “Trabalhadores exilados”, em português; e “Ouvrière chez Bidermann : une histoire, des vies” e “L’exil ouvrier”, em francês. Vive em Paris desde 1985, onde se casou com o poeta e compositor francês Bernard Chotil.

 

Marcelo Marinho é formado em Literatura Comparada pela Universidade da Sorbonne Nouvelle, França. Lecionou em várias universidades do Brasil, Hungria e Canadá. Em Budapest (2002/2004) e Montreal (2005/2006), foi nomeado leitor e mestre de línguas estrangeiras para Embaixada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Atualmente, está no comando de ensino poético da Unila - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (www.unila.edu.br). Tradutor e fotógrafo, também publicou vários livros sobre temas como Guimarães Rosa, Manoel de Barros, cultura latino-americana e fotografia. É tradutor da obra Azur Macadam, de Henrique Alberto de Medeiros Filho.

 

César Birschner. Pianista capixaba, é aluno do Conservatório Nacional Superior de Música desde 2013, quando foi nomeado - por unanimidade do júri - para ingressar na classe do maestro Jean-Francois Heisser. Tem se apresentado com frequência na França, entre outros lugares, na rádio France Musique, Musée des Invalides, Chapelle de Font-Romeu e Auditório Ravel, participado também de festivais internacionais. Nas suas voltas ao Brasil, apresenta-se regularmente em televisões, teatros, museus, nas cidades de Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo.

Participou de inúmeros festivais, cursos e master classes, ministrados por renomados pianistas nacionais e internacionais. É detentor prêmios estaduais, nacionais e internacionais: IV Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira (RJ), no Concurso Nacional Jovens Intérpretes (RJ), no XIV Concurso Nacional de Piano Souza Lima (SP), no  Concurso Internacional Teresa Llacuña, categoria excellence (França) e no VII Concurso Internacional de Piano Cidade do Fundão (Portugal).

 

Gabriella Scheer é nascida no Rio de Janeiro, em um meio cosmopolita que lhe favoreceu uma vocação de artista multicultural, cursando a Escola de Arte Dramática de Munique, na Alemanha. Trabalhou com Lee STRASSBERG (Actor’s Studio) e em coproduções que lhe abriram os caminhos da França, onde passou a residir. Já participou do Théâtre Invisible (com Augusto BOAL); trabalhou com Alain Resnais, Otar Iosseliani, Nina Companeez, Jacques Besnard, Gérard Gosslan e George Tressler.

Hoje, é uma atriz que interpreta papéis em cinco línguas (português, alemão, inglês e espanhol). Apaixonada por literatura e poesia brasileiras, criou Scènes Brésiliennes, que tem como vocação levar para a cena a literatura de seu país, em francês, em adaptações inventivas e originais, permitindo que o público francófono conheça autores desconhecidos do cenário europeu. Entre outras atividades, participa das primaveras dos poeta, “Printemps des poètes”.