19 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

Educação

Prazo para isenção de taxa do Exame de Seleção do IFMS termina na segunda

A- A+

Os interessados em participar do Exame de Seleção 2017, prova para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), podem solicitar a isenção da taxa de inscrição até segunda-feira, 24. A concessão será feita a estudantes da rede pública.

Para ter direito à isenção, o candidato deve anexar um comprovante de escolaridade no ato de inscrição, que deve ser feita exclusivamente pela Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

São aceitos uma declaração emitida pela escola, para aqueles que ainda cursam o último ano do ensino fundamental; ou o histórico escolar, para os que já concluíram esse nível de ensino.

A previsão é que o resultado dos pedidos de isenção seja divulgado no dia 31 de outubro. Para os que não forem contemplados, a taxa é de R$ 20,00 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até 8 de novembro.

Vagas – São ofertadas 1.600 vagas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As opções são os cursos de Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia.

Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem, o candidato também deve possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O edital completo do processo seletivo está disponível na Central de Seleção.

Prova – Será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões objetivas de língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10).

A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 9 de dezembro. As chamadas subsequentes deverão ocorrer a partir de janeiro de 2017.

Dúvidas ou solicitação de informações devem ser encaminhadas para o e-mail exame@ifms.edu.br.

Curso integrado – Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

O estudante pode participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas das mais variadas áreas de conhecimento, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.