MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

SEGOV AGILITÁ VÍTIMAS
tera, 22 de outubro de 2019

Caminhada

Prefeitura apoia caminhada em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Por: PMCG17/09/2019 às 18:07
ComentarCompartilhar

Celebrado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi lembrado durante uma caminhada nesta terça-feira (17), que reuniu na Avenida Afonso Pena mais de 300 pessoas, em sua maioria ligadas à instituições que atende a esse público, entre os quais diversas secretarias municipais de Campo Grande.

O ato também contou com a participação do prefeito Marquinhos Trad, que fez questão de se juntar ao grupo, que percorreu as ruas do centro para alertar a população da importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A caminhada percorreu o trajeto da Praça Ary Coelho até a Praça do Rádio Clube.

Durante o trajeto, o subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Junior Coringa, alertou sobre o respeito à Pessoa com Deficiência. “Respeitar inclusive no sentido de adotar e promover uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio. A acessibilidade e a inclusão fazem parte desse respeito que devemos ter para com eles. Significa dar a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para os demais cidadãos”.

Um dos organizadores do ato, o coordenador de Apoio à Pessoa com Deficiência, David Marques, informou que no Brasil, segundo o IBGE, 23,9% da população tem algum tipo de deficiência. “Significa algo em torno de 45,6 milhões de pessoas. Campo Grande já avançou muito, não somente nas políticas públicas relacionadas à saúde, educação, habitação e infraestrutura, mas caminha a passos largos no sentido de promover a inclusão da Pessoa com Deficiência em todos os setores da sociedade, seja no esporte, lazer, transporte, trabalho”.

Para a presidente da Associação Tagarela, Jane Francisco, o evento é de grande importância, pois chama atenção para que a sociedade possa se conscientizar sobra e importância da garantia dos direitos à Pessoa com Deficiência. “Nossas instituições precisam ser vistas para que possamos ampliar o nosso trabalho em favor da pessoa com deficiência”.

O presidente do Ismac (Instituto Sul Mato Grossense para Cegos Florivaldo Vargas), Marcio Ramos, concorda com a Jane sobre a finalidade de o evento promover maior visibilidade das pessoas com deficiência, destacando a inclusão como tema central. “A inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma bandeira que precisamos levantar, precisamos provar que somos capazes de trabalhar, e mostrar o nosso potencial em empresas e órgãos públicos. Esse ato nos dá visibilidade e mostra para a sociedade que estamos aqui, unidos e dispostos a lutar por uma vida sem preconceito e mais igualitária”.

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo que debate, desde 1979, propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência.

A Organização das Nações Unidas (ONU) também institui a nível mundial o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro desde 1992.

Deixe seu Comentário

TV MS

04 de outubro de 2019
"Lutar pela liberdade de Lula é ato de resistência". diz ator Osmar Prado

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma