MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

sexta, 15 de novembro de 2019

AMBIENTE

Prefeitura inaugura quarto ecoponto para coleta consciente na Capital

Nesta manhã foi inaugurado o ecoponto União

Por: TERO QUEIROZ24/06/2019 às 12:31
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução

Com intuito de facilitar o descarte correto do lixo produzido pelos campo-grandenses do bairro Residencial União, foi inaugurado nesta segunda-feira (24), pela Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Roseira, esquina com a rua Carmem Bazzano, o quarto ecoponto da Capital.  

Contando com área de 1.731,326 m², com armazenamento de 2 caixas brooks de 8 m³ de resíduos de construção civil e demolição, outros 36 m³ dedicados aos resíduos de galhos e podas, com 72 m² para descartes de resíduos inservíveis, 4 m³ de resíduos eletroeletrônicos e mais 7 m³ de recicláveis.

O próximo ponto, esse que será a quinta unidade, será inaugurado em agosto deste ano no Jardim Centro Oeste, o que deve fechar o ciclo de cinco pontos conforme contrato com a Solurb, que custa hoje aos cofres públicos cerca de R$ 25 mil por mês, fora o valor do transporte para o aterro sanitário, de acordo com o secretário de Infraestrutura do Município, Rudi Fiorese.

De março do ano passado até maio deste ano, 5 toneladas de lixo foram coletados pelos outros três pontos instalados no período de 14 meses, o que gerou uma média de 357,1 litros por mês de lixo. 

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) Luis Eduardo Costa, os ecopontos foram colocados estrategicamente nos bairros com maior índice de lixos descartados em locais irregulares.

“È muito importante que a população vá até o ecoponto para conhecer, procurar saber como funciona, é uma coisa que vai ajudar muito, é preciso entender que isso está interligado com outras ações voltadas para o descarte irregular de lixo na cidade, queremos ampliar essas ações”, disse.

FUNCIONAMENTO 

O ecoponto é um local de entrega voluntária regular e gratuita que, recebe resíduos recicláveis e resíduos maiores como restos de construções, pequenas obras, móveis e eletrodomésticos velhos e poda de árvores e galhadas.

Cada morador pode descartar um metro cúbico de lixo, o equivalente a mil litros, por dia. O Horário de funcionamento é de segunda à sábado das 8h às 18h. Para orientar a população um funcionário faz o recebimentos dos resíduos nos locais. Materiais como lixo doméstico e pneus não podem ser deixados no ecoponto.

O primeiro, denominado de Ecoponto Panamá, foi inaugurado no dia 26 de março de 2018, localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá; o segundo denominado de Ecoponto Noroeste foi inaugurado no dia 31 de agosto de 2018, localizado na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste; o terceiro denominado de Ecoponto Nova Lima foi inaugurado no dia 7 de fevereiro de 2019, localizado na Rua Pacajús n. 194, no Bairro Nova Lima.

Deixe seu Comentário

TV MS

30 de outubro de 2019
Árvores plantadas na nova 14 de Julho darão frescor ao Centro

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma