ANIVERSÁRIO DE CG PMCG BARTZ

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

ANIVERSÁRIO PMCG BARTZ LED
segunda, 19 de agosto de 2019

Dia dos Namorados

Procon fiscaliza de motéis a sex shops para o Dia dos Namorados

Comércio tem aquecimento na data e serão verificadas divergência e preços e produtos vencidos

Por: GLAUCEA VACCARI E EDUARDO PENEDO20/05/2019 às 17:57
ComentarCompartilhar

Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho e considerada um período de aquecimento do mercado consumidor, o Procon de Campo Grande iniciou hoje operação que irá fiscalizar cerca de 150 estabelecimentos que têm aumento de vendas por conta da data.

A ação começou ao meio dia desta segunda-feira, em estabelecimentos do Shopping Pátio Central. Subsecretário do Procon, Valdir Custódio, disse ao Correio do Estado que a operação de fiscalização foi antecipada devido a denúncia recebida de uma consumidora que procurou o órgão após comprar produto estimulante em uma sex shop Capital que não fez o efeito prometido.

“Nós vamos fiscalizar os motéis, joalherias, sex shops, lojas de presente, lojas de telefonia, floricultura, buscando principalmente produtos vencidos, é muito comum em alguns setores os produtos vencerem e não serem retirados do comércio, como por exemplo em motéis e sex shops, e com relação aos outros [estabelecimentos] a questão da precificação, sobretudo tentar coibir a prática de se cobrar a mais ou fazer venda casada neste período”, explicou o subsecretário.

Ainda segundo Custódio, a divergência de preço é a principal reclamação feita no órgão fiscalizador e também a irregularidade mais encontrada no comércio da Capital.

“O consumidor chega na gôndola ou no expositor da loja e observa um produto a R$ 20, por exemplo, e no caixa acaba passando um R$ 22, um preço maior. Nós temos encontrado isso sistematicamente no comércio campo-grandense e temos coibido através da fiscalização e do trabalho administrativo, que é instaurar processo e aplicar multa”, explicou.

Fiscalizações da operação Dia dos Namorados serão realizadas em vários estabelecimentos que vendem produtos ou serviços relacionados a data. Caso sejam flagradas irregularidades, as lojas são notificadas e, ao fim do processo administrativo, podem sofrer sanções, que vão desde medidas educativas, até multa, que varia de acordo com o dano causado.

Consumidores que flagrarem irregularidades podem fazer denúncias por meio do WhatsApp do Procon, que disponibiliza o número (67) 98469-1001. É importante que o denunciante envie fotos, vídeos ou áudio.

“Havendo elementos de materialidade na denúncia, o Procon já despacha e o setor de fiscalização vai averiguar se há ou não lesão ao direito do consumidor", explicou Custódio, ressaltando a importância da ajuda do consumidor.

Deixe seu Comentário

TV MS

16 de agosto de 2019
Após 30 anos de espera região Norte da Capital recebe asfalto

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma