ANIVERSÁRIO PMCG BARTZ HABITAÇÃO

MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

ANIVERSÁRIO PMCG BARTZ LED
tera, 20 de agosto de 2019

Projeto

Projeto propõe fixação de placas para estimular uso de guias em cães

Donos abusam de falta de fiscalização e passeiam com animais soltos

Por: TAINÁ JARA11/02/2019 às 16:24
ComentarCompartilhar

Projeto que trâmita na Câmara de Vereadores propõe alteração da lei de posse responsável de cães e gatos. A principal mudança prevista é a fixação de placas contendo as normas da legislação em vigor em locais públicos e privados de passeio com animais de estimação, afim de conscientizar a população dos cuidados a serem tomados. Atualmente, a Lei Complementar 79/05 prevê multa entre R$ 120 e R$ 1.000 para os que infrigirem as regras previstas, entre elas, a utilização de coleira e guia para circulação com cães. 

De autoria do vereador Otávio Trad, a proposta pretende, por meio de parcerias com a iniciativa privada, destacar normativas como de condução de cães de médio e grande porte apenas por maiores de 16 anos, desde que o cão esteja usando guia com enforcador; de que cada cidadão poderá conduzir apenas um animal por vez; a obrigatoriedade de vacinação contra a raiva em cães e gatos; obrigatoridade de recolhimento de dejetos fecais do animal e a requisição de força policial, mediante constatação da inobservância da legislação em vigor.

Na justificativa, o vereador  destaca a necessidade de destacar os pontos mais importantes da normativa. “Entendemos que a divulgação das normas será uma maneira eficaz de garantir seu cumprimento por parte dos proprietários e/ou condutores de cães e gatos e, assim, será possível evitar prejuízos à segurança e à integridade física dos animais e da população”. 

Conforme reportagem publicada ontem pelo Correio do Estado,  mesmo obrigatório, o uso de guias e coleiras em cães durante o passeio não é respeitado em Campo Grande. A falta de equipes suficientes para realizar as fiscalizações acaba levando donos a abusarem deixando os bichos, inclusive os de raças consideradas ferozes, passear soltos. 

Deixe seu Comentário

TV MS

16 de agosto de 2019
Após 30 anos de espera região Norte da Capital recebe asfalto

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma